Segunda, 24 de Agosto de 2026
21°C 38°C
Palmas, TO
Publicidade
Banner Publicitário

Anderson Torres presta depoimento por mais de duas horas à PF

Oitiva faz parte das investigações sobre operações da PRF durante o segundo turno

08/05/2023 às 18h15
Por: Redação Fonte: correiobraziliense.com.br
Compartilhe:
(crédito: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília)
(crédito: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília)

O ex-ministro da Justiça Anderson Torres prestou depoimento à Polícia Federal na tarde desta segunda-feira (8), na sede da corporação em Brasília. Ele chegou ao local por volta das 14 horas e saiu por volta das 17. De acordo com fontes na corporação, Torres respondeu aos questionamentos, diferentemente da oitiva marcada em janeiro, quando ele decidiu ficar calado.

O depoimento dele foi marcado para que o ex-ministro preste informações sobre as operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que ocorreram nos estados do Nordeste no segundo turno das eleições do ano passado. O ex-ministro deixou o Batalhão de Aviação Operacional da Polícia Militar do Distrito Federal (Bavop), onde está preso, e foi até o prédio da corporação para ser ouvido presencialmente.

Continua após a publicidade
Anúncio

A detenção dele ocorre por conta de outra investigação, que apura a participação dele nos atentados que ocorreram no dia 8 de janeiro, quando extremistas invadiram as sedes dos Três Poderes. Após o depoimento, Torres retornou ao batalhão onde está preso, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

No dia da votação do segundo turno das eleições, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Jair Bolsonaro disputavam eleições, a PRF realizou diversas operações em estados. Ônibus, carros de passeio, motociclistas e outros tipos de veículos foram abordados, o que dificultou a chegada dos eleitores até às urnas. As ações se concentraram em estados do Nordeste, onde o PT tradicionalmente tem mais votos.

A PF quer saber se as abordagens tiveram como objetivo impedir que os eleitores votassem, reduzir as chances de vitória de Lula, interferindo no resultado do pleito. À época, Torres era ministro do governo de Jair Bolsonaro. Dias antes da votação, em outubro, ele foi pessoalmente até a Bahia e se encontrou com dirigentes da Polícia Federal no estado. Na justificativa oficial, o ex-ministro alegou que estaria atuando para coibir crimes eleitorais.

Continua após a publicidade
Anúncio

No entanto, investigadores suspeitam de que ele tentou persuadir a superintendência da PF no estado para atuar junto à Polícia Rodoviária Federal (PRF) para impedir a chegada de eleitores até as urnas no segundo turno das eleições.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lideranças políticas nordestinas reafirmam apoio a Vicentinho e convocam Tocantins para convenção histórica
Apoio Há 3 semanas Em Política

Lideranças políticas nordestinas reafirmam apoio a Vicentinho e convocam Tocantins para convenção histórica

Na véspera da convenção que oficializará a candidatura de Vicentinho Júnior ao Governo do Tocantins, lideranças políticas e comunitárias de origem nordestina participaram, na manhã desta terça-feira (4), de encontro, em Palmas, para reafirmar apoio ao projeto e mobilizar a população para o evento que acontece nesta quarta-feira (5), às 17 horas, no estacionamento do Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto, em Palmas.
Vicentinho defende solução para garantir atendimento no Hospital Dom Orione e apresenta propostas
Saúde Há 3 semanas Em Política

Vicentinho defende solução para garantir atendimento no Hospital Dom Orione e apresenta propostas

A possibilidade de interrupção dos atendimentos no Hospital Dom Orione, em Araguaína, levou o pré-candidato ao Governo do Tocantins, Vicentinho Júnior, a defender uma solução permanente para dar estabilidade financeira às unidades que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Embora uma decisão judicial tenha determinado a continuidade dos serviços, o hospital recorreu da decisão, mantendo a preocupação sobre a continuidade do impasse.
Encontro no Palácio do Comércio debaterá o futuro de Imperatriz e o desenvolvimento do Maranhão
Imperatriz-MA Há 2 meses Em Política

Encontro no Palácio do Comércio debaterá o futuro de Imperatriz e o desenvolvimento do Maranhão

Evento marcado para o dia 03 de julho convoca lideranças e a população para um diálogo focado no papel estratégico da cidade para o estado.
Vicentinho Júnior vistoria obras do Centro Esportivo Comunitário em Luzimangues e reforça compromisso com o esporte e o lazer no Tocantins
Vicentinho Júnior Há 2 meses Em Política

Vicentinho Júnior vistoria obras do Centro Esportivo Comunitário em Luzimangues e reforça compromisso com o esporte e o lazer no Tocantins

Investimento de R$ 1,5 milhão, viabilizado por articulação do deputado federal, transforma antigo lote baldio em espaço de lazer e convivência para a comunidade.