Sábado, 25 de Outubro de 2025
27°C 39°C
Palmas, TO
Publicidade

Espetáculo “Léia e a boroca cor de céu” leva a magia da literatura tocantinense para escolas em municípios do estado

Projeto patrocinado pela Política Nacional Aldir Blanc valoriza o Cerrado, a memória e a identidade cultural do Tocantins

24/10/2025 às 15h03
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Apresentação do espetáculo “Léia e a boroca cor de céu” na Feira Literária Feminina de Palmas (Flifem), no dia 11 de outubro, em Palmas - Foto: Divulgação
Apresentação do espetáculo “Léia e a boroca cor de céu” na Feira Literária Feminina de Palmas (Flifem), no dia 11 de outubro, em Palmas - Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira, 23, o Centro Municipal de Educação Infantil Miudinhos, em Palmas, recebeu o espetáculo de contação de históriasLéia e a boroca cor de céu, uma produção inspirada no livro homônimo das autoras Ariadne Feitosa e Rayssa Carneiro. Patrocinado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), o projeto foi contemplado pelo Edital nº 22/2024 da Secretaria de Estado da Cultura (Secult/TO) e buscou aproximar as crianças da literatura regional e da história da formação da capital Palmas.

A obra literária levou o público infantil a embarcar em uma jornada poética e emocionante sobre os pioneiros da capital tocantinense, exaltando o Cerrado, sua fauna, flora e personagens muitas vezes invisibilizados na história oficial. “Mais do que contar uma história, buscamos valorizar memórias e fortalecer a identidade tocantinense por meio da arte e da imaginação”, destaca a coordenadora do projeto, Ariadne Feitosa.

Para dar vida ao universo da personagem Léia, as autoras criaram as chamadascortinas de histórias, confeccionadas com técnicas de artes têxteis mistas, que compõem o cenário e estimulam a imaginação das crianças, transportando-as às paisagens dos primeiros anos de Palmas. “Queremos celebrar o encontro da criança de hoje com a criança que foi pioneira em Palmas. As cortinas de histórias despertam empatia e orgulho pelo lugar onde vivemos”, complementa a coautora e vice-coordenadora do projeto, Rayssa Carneiro.

Além das apresentações teatrais, o projeto promoveu acessibilidade em Libras e audiodescrição, garantindo o acesso de todas as crianças à experiência literária. As escolas participantes também recebem exemplares do livro para enriquecer seus acervos e cada criança ganhará umaboroca— o artefato simbólico da narrativa — para levar consigo parte do encanto da história.

Apresentações

Com início no dia 8 de outubro, o espetáculo já esteve na Escola Chico Mendes, em Porto Nacional; e no dia 11, o projeto marcou presença na Feira Literária Feminina, Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no Bairro Morada do Sol, em Palmas, levando conhecimento e diversão para as crianças.

Agenda das próximas apresentações

As próximas apresentações estão marcadas para os dias 27 de outubro, na Escola Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Miracema; e 30 de outubro, na Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, em Palmas.

Sobre o projeto

O espetáculoLéia e a boroca cor de céué uma ação contemplada pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), por meio do Edital nº 22/2024/GABSEC/SECULT, na Categoria A – Área 5 – Literatura Módulo III. O projeto tem como propósito democratizar o acesso à literatura tocantinense e incentivar a formação de novos leitores.

Ficha Técnica

Coordenação-geral: Ariadne Feitosa;
Vice-coordenação: Rayssa Carneiro;
Contação de histórias: Ariadne Feitosa e Rayssa Carneiro;
Social Media: Jéssica Vieira Ribeiro;
Intérpretes de Libras: Heloisa Cunha e Maxwell Cunha;
Dramaturgia: Ariadne Feitosa e Rayssa Carneiro;
Cenografia: Ariadne Feitosa, Jéssica Vieira e Rayssa Carneiro;
Figurino: Ariadne Feitosa e Rayssa Carneiro.

Espetáculo “Léia e a boroca cor de céu” leva a magia da literatura tocantinense para escolas em municípios do estado
O projeto patrocinado pela Política Nacional Aldir Blanc valoriza o Cerrado, a memória e a identidade cultural do Tocantins - Divulgação
Espetáculo “Léia e a boroca cor de céu” leva a magia da literatura tocantinense para escolas em municípios do estado
Da esquerda para a direita: Ariadne Feitosa, proponente e coordenadora do projeto; Ivonete de Morais Passos, diretora do Centro de Educação Municipal do Campo Chico Mendes; Rayssa Carneiro, vice-coordenadora do projeto; e Sidney Pereira de Oliveira, coordenador pedagógico da Escola - Divulgação
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários