A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação, iniciou nesta quinta-feira, 16, os testes com uma varredeira elétrica para reforçar e modernizar os serviços de limpeza urbana na cidade. A ação piloto foi realizada na Avenida Araguaia, no setor Jardim Aureny III, e faz parte da estratégia da gestão municipal de incorporar tecnologias mais sustentáveis e eficientes às rotinas de manutenção da Capital.
Entre os diferenciais do equipamento estão a versatilidade para atuar em locais onde máquinas maiores não conseguem acessar, além de cobrir áreas maiores em um tempo muito menor que a varrição manual, garantindo maior abrangência, rapidez na execução dos serviços e limpeza mais uniforme.
O secretário Municipal de Infraestrutura e Habitação, Paulo Cezar Monteiro, destacou que esse é mais um passo para modernizar os serviços urbanos, unindo tecnologia e sustentabilidade. “Com a adoção de novos equipamentos tecnológicos, a gestão municipal busca otimizar recursos, reduzir impactos ambientais e oferecer um serviço de limpeza pública mais moderno, ágil e sustentável”, pontuou.
O equipamento
A varredeira em teste já é utilizada em grandes centros urbanos, como municípios do estado de São Paulo, por empresas especializadas na prestação de serviços de limpeza urbana e coleta de resíduos. Em Palmas, a Prefeitura avalia o desempenho do equipamento para possíveis ampliações de uso.
Texto: Alcione Luz
Edição: Iara Cruz
Mín. 24° Máx. 39°