A produção de melancia, uma das principais frutas cultivadas no Tocantins, foi o foco da Rota da Fruticultura no Assentamento Bom Sucesso, em Porto Nacional, na região central do Estado. Durante a visita, foram apresentadas tecnologias aplicadas ao cultivo da fruta, com o objetivo de incentivar a inovação no campo. A expedição, iniciada na última segunda-feira, 15, se encerra nesta quinta-feira, 18.
A Rota da Fruticultura é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e parceiros. A iniciativa reúne produtores, agroindústrias, técnicos e representantes do poder público para valorizar a diversidade de frutas produzidas no Estado, promovendo a agricultura familiar e empresarial e gerando emprego e renda. Frutas como abacaxi, banana, coco, maracujá e, mais recentemente, a pitaya, demonstram o potencial do Tocantins, que pode avançar ainda mais com a adoção de novas tecnologias.
O gerente de Agricultura da Seagro, Francisco Alves Lima, destacou as ações realizadas durante a expedição. “Estamos no terceiro dia da Rota, visitando propriedades rurais, conhecendo e difundindo tecnologias aplicadas ao cultivo de diversas frutas, como banana, manga, melancia e abacaxi. Trata-se de uma atividade que fortalece o desenvolvimento econômico do Tocantins”, ressaltou.
Na ocasião, o gerente, da propriedade do Assentamento Bom Sucesso, Welliton José de Oliveira, apresentou os resultados obtidos em sua produção de melancia. “Este ano tivemos uma excelente safra, com produtividade entre 60 e 65 toneladas por hectare, considerada de excelência. Plantamos 18 hectares nesta safra e, para a próxima, a meta é ampliar para 50 hectares”, afirmou.
Bom Sucesso
A propriedade do Assentamento Bom Sucesso iniciou recentemente o cultivo da melancia e já apresenta projeções de crescimento. A expectativa é ampliar a área plantada de 18 hectares, em 2025, para 50 hectares em 2026. Atualmente, a produção abastece a capital Palmas, além de estados como Pará, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, consolidando-se como importante fornecedora da fruta para diferentes regiões do Brasil. A propriedade está em fase de colheita final da melancia.
Mín. 26° Máx. 41°