Tendo como ponto central a gestão participativa das águas no país, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema), participou da 26ª edição do Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), realizado na última semana em Vitória (ES).
Considerado maior encontro de gestão de águas do Brasil, o evento reuniu representantes da sociedade civil, poder público e usuários de água, envolvendo todos os entes do Sistema Nacional de Recursos Hídricos.
“A presença do Maranhão no encontro reforça o compromisso do Governador Carlos Brandão com a gestão dos recursos hídricos no estado, evidenciando o papel estratégico dos comitês de bacia para o fortalecimento das políticas públicas, principalmente no cenário atual marcado por mudanças climáticas”, destacou o secretário do Meio Ambiente, Pedro Chagas.
O evento contou com diversos painéis temáticos, oficinas, exposições e momentos de integração. Para Leonardo Viana, superintendente de Recursos Hídricos da Sema, o encontro favorece o diálogo e a cooperação entre diferentes setores da sociedade em torno da gestão hídrica. “Foi um momento não apenas para troca de experiências, mas, sobretudo, definimos os desafios e metas para o futuro”, ressalta.
O Maranhão foi representado por uma delegação composta por representantes das bacias hidrográficas e do fórum maranhense desses colegiados, além de técnicos e analistas da Sema.
Além de projetos e ações em andamento, a Sema também levou atividades exitosas realizadas no estado no monitoramento das bacias hidrográficas.
Com o tema “Emergência Climática: Povos e Territórios – Água é o que nos une”, o ENCOB 2025 ampliou o debate sobre os impactos crescentes das mudanças climáticas nos territórios e modos de vida, evidenciando a urgência de fortalecer a governança das águas como eixo estruturante para a adaptação, justiça ambiental e sustentabilidade.
“Foi um momento importante para absorver experiências de todo o Brasil e colocar o Maranhão no debate nacional”, ressaltou o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Mearim e Grajaú, Francisco Neto.
Mín. 27° Máx. 40°