O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), participa, no período de 13 a 17 de maio, da 25ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos) com uma exposição para venda de alimentos e artesanatos, resultado dos cursos da Inclusão Produtiva. A Setas também contará com o Balcão Informativo, que orientará sobre os programas e benefícios socioassistenciais e ações de segurança alimentar, além doWorkshop da Empregabilidadee realização de visitas aos estandes empresariais. E ainda contará com ações que serão realizadas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Palmas.
A gestora da Setas, Cleizenir dos Santos, destacou que a Agrotins é um espaço de divulgação importante para mostrar as ações e trabalhos desenvolvidos pela secretaria, atender bem aos visitantes, informar e orientar o público-alvo, como também a população sobre os programas e benefícios direcionados às pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, além de atender aos empresários, por meio do Sine. “Aproveito a ocasião para convidar as pessoas a conhecerem o estande da Setas, que está localizado no Pavilhão da Agricultura Familiar”, reforça.
Balcão Informativo
O Balcão Informativo é um serviço de atendimento ao público com o objetivo de orientar acerca dos programas e benefícios oferecidos pelo governo. Esses programas são voltados para apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade social, além disso o balcão serve como um ponto de acesso para esclarecer dúvidas sobre como se inscrever ou acessar os serviços.
Os programas e benefícios que serão abordados no balcão informativo são: o Cadastro Único, Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Benefícios Eventuais, Cartão intermunicipal do Idoso, Carteira Federal da Pessoa Idosa, Passe Livre Federal e Estadual da Pessoa com Deficiência.
Exposição de produtos da Inclusão Produtiva
Por meio de sua política de inclusão produtiva, a Setas apresentará na Agrotins 25 anos uma exposição dos produtos dos cursos de capacitação, entre os alimentos que estarão à venda no estande estão pães, bolos, temperos, doces e geleias.Também o espaço será vitrine para os cursos previstos para serem realizados em 2025, disponíveis aos 139 municípios do estado, sendo eles, cabeleireiro, corte e costura, confeitaria (bolos e doces), produção de pizzas, artesanato e panificação artesanal.
Durante o evento, o público-alvo também receberá orientações sobre como solicitar os cursos em suas localidades, incluindo os critérios de adesão, procedimentos necessários e apoio técnico disponível pela Setas.“As capacitações estão direcionadas, especialmente, para beneficiários do CadÚnico, Bolsa Família e famílias em situação de vulnerabilidade social”, explica o gerente da Inclusão Produtiva da Setas, Clay Rios.
Sine
O Sine realizará visitas aos estandes da Agrotins 25 anos com o objetivo de captar vagas e divulgar os serviços oferecidos pelo órgão, sendo esses: intermediação entre empresas e trabalhadores, o atendimento presencial com orientação para a obtenção da Carteira de Trabalho Digital e do processo de solicitação do Seguro-Desemprego, além de verificação de vagas disponíveis alinhadas ao perfil do trabalhador. O objetivo é facilitar o acesso ao mercado de trabalho e contribuir para a recolocação profissional.
Workshop sobre Empregabilidade
O superintendente do Trabalho, José Alberto (Gordo), destaca ainda a realização do Workshop da Empregabilidade, que oferecerá dicas e orientações práticas para inserção no mercado de trabalho. “O Sine tem relevante atuação na relação entre as empresas e os interessados em entrar no mercado de trabalho, que precisam atuar e mostrar seus serviços”, revela.
Informações sobre programas e benefícios
Setas também orientará sobre os programas e benefícios socioassistenciais, como: Cadastro Único para Programas Sociais, porta de entrada para programas e serviços para pessoas de baixa renda; Bolsa Família, benefício para famílias em situação de pobreza e baixa renda; Benefício de Prestação Continuada (BPC), aposentadoria para idosos ou pessoas com deficiência que não possuem meios de prover sua própria subsistência; Benefícios eventuais, são uma modalidade de apoio financeiro ou material, fornecido pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com o objetivo de ajudar famílias em situações excepcionais e de emergência, que exigem apoio imediato; Cartão intermunicipal do Idoso, garante a gratuidade no transporte intermunicipal de passageiros; Carteira Federal da pessoa idosa, garante a gratuidade no transporte rodoviário e aquaviário interestadual de passageiros; Passe Livre Federal e Estadual da pessoa com deficiência, com isenção de tarifas de transporte intermunicipal e interestadual para pessoas com deficiência.
Agrotins 25 anos
Com 25 anos de avanços e oportunidades, a Agrotins celebra uma trajetória de crescimento e inovação, consolidando-se como um dos principais eventos do agronegócio no Brasil.
A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, órgãos públicos e instituições de pesquisas e educacionais.
Mín. 22° Máx. 34°