
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realizou nesta terça-feira, 13, o 1º Encontro On-line ConecSAN, promovido pela Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional (Gesan). A reunião que iniciou às 10 horas, contou com 130 participantes e teve como objetivo alinhar e fortalecer ações estratégicas como o Cartão AlimenTO, o Programa Alimenta Cidades +1000, além de orientar os municípios sobre a implantação, permanência e reativação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).
O encontro reuniu gestores, técnicos municipais e representantes das políticas de assistência social e de segurança alimentar, promovendo diálogo, troca de experiências e o fortalecimento das ações desenvolvidas nos territórios.
A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cleizenir dos Santos, destacou a importância da integração entre Estado e municípios para garantir o direito humano à alimentação adequada. “O Governo do Tocantins tem trabalhado de forma contínua para fortalecer a segurança alimentar em todo o Estado, e programas como o Cartão AlimenTO e o Alimenta Cidades +1000 são instrumentos fundamentais para garantir dignidade às famílias em situação de vulnerabilidade, e o Sisan é essencial para consolidar essas políticas de forma permanente e articulada”, afirmou.
Durante o encontro, o gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da Setas, Hércules Júnior, apresentou orientações técnicas e reforçou o papel do ConecSAN como espaço de apoio aos municípios. “Este primeiro encontro on-line do ConecSAN marca um momento importante de aproximação com os municípios. Nosso objetivo é orientar, esclarecer dúvidas e incentivar a adesão e reativação do Sisan, fortalecendo a política de segurança alimentar e nutricional em todo o Tocantins”, explicou.
Representando os municípios, a secretária municipal de Assistência Social de Palmeiras do Tocantins, Sônia Nolêto, ressaltou a relevância do apoio técnico do Estado para o fortalecimento das ações locais. “Esses encontros são fundamentais para que os municípios tenham clareza sobre os programas, acesso às orientações técnicas e segurança para implementar as políticas de segurança alimentar. O apoio do Governo do Estado faz toda a diferença para que possamos garantir alimentos e dignidade às famílias que mais precisam”, destacou.
A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Tocantins com o combate à insegurança alimentar, por meio de políticas públicas integradas, ações estratégicas e apoio técnico contínuo aos municípios, garantindo mais eficiência, alcance e impacto social às ações voltadas à população em situação de vulnerabilidade.
Mín. 21° Máx. 32°