Quarta, 18 de Setembro de 2024
28°C 41°C
Palmas, TO
Publicidade

Governo do Tocantins promove Seminário Técnico com a rede Sine da Região Norte

Evento é voltado para gestores e diretores dos postos do Sine dos estados da região Norte do Brasil

13/09/2024 às 21h55
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
O objetivo do evento é compartilhar as boas práticas da rede Sine na região Norte - Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
O objetivo do evento é compartilhar as boas práticas da rede Sine na região Norte - Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e do Sistema Nacional de Emprego do Tocantins (Sine/TO), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Agência Francesa de Desenvolvimento/Expertise France (AFD), promove o Seminário Técnico do Sistema Nacional de Emprego (Sine) – Regional Norte, que ocorre nos dias 17, 18 e 19 de setembro, em Palmas.

O objetivo do evento é compartilhar as boas práticas da rede Sine na região Norte, disseminar as práticas e experimentações da parceria entre MTE e AFD e promover a inteligência coletiva entre os executores do Sine.

O secretário da Setas, Jonis Calaça, disse que o evento é um grande momento para que o Estado do Tocantins possa promover a troca de experiências entre os Sines da região Norte. “É uma excelente oportunidade para que o Estado do Tocantins possa compartilhar com os demais Sines da região Norte do Brasil nossos relatos de experiências de sucesso, como o Programa Jovem Trabalhador, um programa de incentivo ao primeiro emprego”, ressaltou o secretário, lembrando ainda, que o Estado do Tocantins apresenta números robustos, na PNAD do segundo trimestre de 2024, com melhorias em vários indicativos econômicos que se referem ao mercado de trabalho.

O seminário é voltado para os gestores e diretores dos postos do Sine da região Norte do Brasil, e entes parceiros do Sine.

O superintendente do Trabalho, José Alberto Guimarães (Gordo) disse que o seminário possibilita ao Sine Tocantins também conhecer as boas práticas na execução dos serviços prestados aos trabalhadores pelos demais Sines da região Norte. “Vamos apresentar nossas boas práticas aos Sines dos outros estados do Norte do Brasil, e também vamos aprender com as experiências que serão apresentadas por eles”, disse o superintendente.

De acordo com o diretor do Sine Tocantins, Kleber Wessel, até o momento está confirmada a participação de seis estados da Região Norte. “Já se inscreveram 60 participantes e a expectativa é a de que participem representantes dos 60 Sines da Região Norte do Brasil”. O diretor do Sine Tocantins informou que apenas representantes da rede Sine poderão participar do evento, junto com a equipe do Ministério do Trabalho e Emprego e que para participar do evento é preciso fazer inscrição. “O link para as inscrições foi enviado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e encaminhado para todos os Sines da Região Norte do Brasil”, afirmou.

Na abertura do evento teráa participação de autoridades e representantes de instituições parceiras, além de representantes do Conselho do Trabalho.

Programação

O evento inicia na terça-feira, 17, às 8h30, com apresentações culturais e a abertura da mesa, com o temaNovos caminhos para o avanço da Rede Sine - Tocantins. Na parte da tarde ocorre a apresentação sintética do Projeto de Cooperação Técnica MTE/AFD, e apresentação das experimentações e realizações do projeto.

Na quarta-feira, 18, na parte da manhã, ocorre o Trabalho de Inteligência Coletiva nas salas temáticas e apresentação do Manual Operacional do Diagnóstico Territorial. No horário da tarde ocorre o compartilhamento de Boas Práticas pela Rede Sine – Região Norte.

Na quinta-feira, 19, será a vez da visita ao prédio do Sine Palmas, exposição de produtos da Inclusão Produtiva, e visita ao Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários