O Governo do Tocantins, por meio das secretarias da Agricultura e Pecuária (Seagro) edo Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), realizou nessa segunda, 26, e terça-feira, 27, uma visita técnica à Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Mato Grosso (Sema-MT) e uma usina de produção de etanol de milho da região,com o objetivo de proporcionar aos membros da Câmara Técnica Permanente do Licenciamento e Qualidade Ambiental (CTPLQA) a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento da indústria de produção, bem como entender a estrutura e os procedimentos adotados pelo Estado do Mato Grosso.
O Grão de milho é uma alternativa em constante crescimento na produção do Etanol brasileiro; na safra 2022/23 o milho foi responsável por 15% da produção total do país e, atualmente, o Mato Grosso conta com 10 usinas de etanol de milho em operação.
“Essa busca que a gente está fazendo aqui no Mato Grosso é para que possamos verticalizar as atividades da nossa produção dando mais oportunidades para os produtores do Tocantins. Com toda certeza a experiência que o Mato Grosso tem em dar condições para que essas empresas se estabeleçam e cumpram todas as exigências ambientais, fiscais e trabalhistas nas respectivas estruturas é o que pode vim a viabilizar uma futura implantação no nosso Estado”, explicou o secretário de Agricultura e Pecuária da Seagro, Jaime Café.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Marcelo Lellis, a visita serve para aprofundar o conhecimento em relação a como licenciar as plantas de etanol de milho no Estado, que é uma das formas de agregar valor econômico a essa importante matéria-prima. “A visita técnica leva o Governo do Tocantins a conhecer, direto de uma referência para o Brasil, os melhores caminhos para alcançar o objetivo nesse licenciamento”.
“É uma alegria para o estado do Mato Grosso receber o Governo do Tocantins e poder compartilhar informações, congregando o desenvolvimento econômico com sustentabilidade e inclusão social. Temos orgulho de poder contribuir com o desenvolvimento de outros estados já que ações como essa fizeram a diferença na geração de renda, na arrecadação de impostos e também no desenvolvimento ambiental da nossa cadeia produtiva”, afirmou a secretária do Meio Ambiente do Mato Grosso, Mauren Lazzaretti.
Para atender às demandas de regulamentação do licenciamento ambiental desse tipo de indústria o Tocantins vem buscando o contato com estados que já obtiveram sucesso em suas atividades, assim as visitas técnicas acompanham na prática o processo gradual para que essas alternativas obtenham sucesso em sua implantação.
A programação do Governo do Tocantins no Mato Grosso contou com uma reuniões com o presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) e Sindicato das Indústrias de Bioenergia do Estado de Mato Grosso (Bioind), Silvio Rangel; com a equipe de licenciamento da Sema-MT e visita técnica à FS Agrisolution.
Mín. 22° Máx. 34°