
O Governo do Maranhão, por meio da Coordenação das Emergências em Saúde Pública da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu, nesta terça-feira (9) o webinário de preparação do setor saúde para o período chuvoso. O encontro on-line foi realizado pela plataforma Teams e contou com a participação de representantes de setores do meio ambiente, bem como de representantes técnicos dos municípios e gestores do setor de vigilância em saúde, de risco e desastres.
Abrindo as discussões, a coordenadora das Emergências em Saúde Pública da SES, Mayrlan Avelar, destacou que o webinário teve por objetivo orientar e apoiar os municípios no planejamento e na organização das ações de preparação, vigilância e resposta ao período chuvoso.
"Foi um momento de preparação para que, quando as ações forem realizadas, elas tenham a efetividade desejada. Com base nesse olhar de maturidade gerencial que queremos estar preparados, para que todos saibam lidar com situações de emergência, previsíveis ou inesperadas, a depender da região e da intensidade das chuvas. Para tanto, é importante que os municípios estejam com os seus planos de contingência estruturados", disse a coordenadora Mayrlan Avelar.
A programação contemplou temas essenciais para o fortalecimento da atuação municipal, incluindo o histórico de eventos hidrológicos no Maranhão, prognósticos meteorológicos e as atuações das áreas técnicas da SES: Emergências em Saúde Pública, Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária, Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde Ambiental e IOC LACEN.
Também foram destacados no webinário, assuntos como principais doenças que podem surgir no período chuvoso, aumento de notificações hospitalares, assim como as maneiras de fortalecimento das bases técnicas, e da Defesa Civil, para que possam atuar de maneira organizada a fim de evitar episódios de desastres e garantir a proteção da população nas áreas consideradas de risco.
De acordo com o Pedro Pizziolo, do Centro de Prevenção de Desastres Ambientais (CPDAm), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), ao falar sobre "Monitoramento Meteorológico - Prognóstico trimestral: dezembro, janeiro e fevereiro", encontro foi uma oportunidade para alinharmos as informações sobre as condições e previsões hidrometeorológicas para os próximos meses.
"Incluímos o comportamento das temperaturas, da Zona de Convergência Intertropical, e do El Niño - Oscilação Sul, o ENOS, em La Niña. Também destacamos a situação da rede de monitoramento e a tendência de normalização dos rios entre janeiro e março, além do cenário de secas ocorrido em 2025. Esses dados são essenciais para orientar a transição entre estiagem e período chuvoso e fortalecer o apoio interinstitucional", pontuou Pedro.
Também presente no webnário, a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-SES), Jakeline Trinta, reiterou dizendo que o encontro serviu para iniciar os alinhamentos entre a gestão estadual e os municípios. "Achamos necessário esse encontro com os municípios, profissionais de saúde, gestores e as regionais de saúde. Todos têm responsabilidade, não apenas nós que fazemos a vigilância das doenças, e que ao longo do ano buscamos fazer o monitoramento dos territórios para que de maneira conjunta".
Mín. 21° Máx. 27°