
Foram encerradas, nesta quinta-feira (27), as atividades formativas de mais três turmas do Curso de Condutores de Visitantes em Ambientes Naturais, promovido pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), para qualificação de guias de turismo que atuam no Polo Turístico dos Lençóis e Delta. Em três dias, a formação atendeu 113 profissionais de Atins, vilarejo de pescadores localizado na cidade de Barreirinhas, uma das portas de entrada para quem visita os Lençóis Maranhenses.
A ação formativa é conduzida pela Superintendência de Turismo Lençóis e Delta e atende uma demanda dos próprios condutores da região, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento (Semturde) e a Sala do Empreendedor de Barreirinhas. O curso reforça o compromisso com a qualidade no serviço, sustentabilidade, segurança e boas práticas profissionais na atuação em ambientes naturais, contribuindo para um turismo mais preparado e responsável.
“A atuação qualificada dos guias de turismo é fundamental para garantirmos experiências seguras para os nossos visitantes. Nosso objetivo é oferecer informações essenciais para que os condutores oportunizem passeios inesquecíveis, mas sempre com zelo à proteção ambiental e com condução segura para os turistas”, enfatiza a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
A capacitação abordou o aprimoramento das práticas de segurança, manejo de grupos, interpretação ambiental e condução responsável em áreas de natureza sensível. A formação reforçou a importância de técnicas adequadas para garantir experiências seguras, sustentáveis e alinhadas às boas práticas do turismo de natureza.
Moradora de Atins, Raimara Santos foi uma das alunas do curso e elogiou a iniciativa. Ela destacou a didática e a atenção dada pela equipe da Setur-MA que ministrou a formação. “O curso é, de fato, essencial para a valorização das comunidades, porque junta o saber tradicional, conhecer do território com a técnica e com a teoria que foi passada pela Setur”, avalia.
Mais Infância, Mais Turismo
Também em Barreirinhas, a Setur-MA realizou nova ação de conscientização do Programa Mais Infância, Mais Turismo, que tem como foco o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no contexto do turismo.
Ao todo, 137 crianças do povoado Atins foram conscientizadas por meio da ação, que faz parte da estratégia do Governo do Maranhão para promover um turismo mais seguro, responsável e comprometido com a proteção integral de meninos e meninas.
“O Mais Infância é um programa onde a gente leva blitz, palestras, materiais para serem distribuídos em eventos, nas escolas, durante as palestras, sensibilizando crianças e adolescentes a respeito do abuso da exploração sexual, para que elas possam saber quem procurar caso seus direitos sejam violados”, detalha a coordenadora do programa, Wanda Bittencourt.
O Programa Mais Infância, Mais Turismo está estruturado em quatro eixos de ação: inclusão social com capacitação profissional, formação de multiplicadores, palestras de sensibilização e Blitz Mais Infância. Entre os parceiros da iniciativa, estão: Conselho Tutelar, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e escolas municipais e estaduais de ensino.
Mín. 22° Máx. 33°