
A participação dos nove estados do Nordeste na 4ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes) e a 3ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (FEMAF), reafirma a força econômica, cultural e identitária da região. No espaço de comercialização e artesanato, produtores rurais, comunidades tradicionais e artesãos apresentam uma variedade de produtos que destacam a diversidade da agricultura nordestina e valorizam o regionalismo.
O evento acontece até o próximo sábado (29), na Lagoa da Jansen, em São Luís, reunindo delegações dos nove estados do Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, promovendo um grande encontro de culturas, sabores e saberes. Serão mais de 330 expositores com produtos do campo, artesanato e gastronomia típica, em um espaço que celebra a diversidade, a inovação e a identidade nordestina.
A presença nordestina amplia a visibilidade das práticas produtivas regionais, fortalece cadeias da agricultura familiar e cria novas oportunidades de mercado para agricultores, associações e cooperativas.
“A 3ª edição da Femaf acontece em conjunto com a Feira Nordestina, reunindo todos os estados do Nordeste que estão aqui, companheiros e companheiras de cada estado, mostrando a potência, a força, a diversidade, a representatividade da agricultura familiar do nosso Nordeste”, destacou o secretário da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Bira do Pindaré.
Intercâmbio cultural e oportunidades
O intercâmbio cultural no evento permite que o público conheça de perto a riqueza de sabores, cores, técnicas e saberes típicos do Nordeste. Os expositores apresentam produtos que vão desde alimentos tradicionais — como farinhas, doces, mel, artes culinárias regionais — até itens produzidos com práticas agroecológicas e sustentáveis.
Quem é da casa, como a maranhense Jane Luna, destaca a oportunidade de fazer o intercâmbio cultural e mostrar e comercializar seus produtos. Ela, que já participou de outras edições da Fenasf, comemora o fato de estar participando do evento no seu estado e agradeceu à organização da edição da feira no Maranhão.
“A gente também já participou em outro estado, mas hoje a gente está podendo receber aqui no nosso Maranhão outros parceiros da agricultura familiar. E a gente só tem a agradecer tanto ao nosso secretário Bira, quanto também ao nosso governador Brandão, que investem tanto nessa área. E eu espero que esse evento a gente possa vender bastante e que vocês venham fornecer nossos produtos e a nossa barraca”, ressaltou.
Jane faz parte da Associação de Criadores e Produtores Rurais de Bacabeira, com a produção do mel, e também é sócio-proprietária da empresa rural Jane Gourmet. “Nosso foco é o mel, inclusive a gente conseguiu ganhar o segundo lugar do Melhor Mel de Abelha Tiúba, aqui no Maranhão, e temos alguns outros produtos, xarope, mel apimentado, pão de mel, entre outros”, contou.
A cearense Gláucia Maria disse estar animada pela participação na Femafes não apenas pela comercialização dos seus produtos, mas principalmente, pela oportunidade de apresentar a centenas de pessoas, o fruto do seu trabalho como produtora rural.
“A gente está aqui no estado do Maranhão muito empolgada, não só por conta das vendas, mas também é uma forma da gente estar divulgando, mostrando o nosso trabalho para tantas pessoas diferentes, que vão conhecer o que a gente produz diariamente lá no nosso estado”, ressaltou.
Artesanato, regionalismo e resistência
No artesanato, a criatividade ganha destaque com peças feitas em palha, cerâmica, madeira, fibras naturais, rendas, bordados e técnicas tradicionais que fazem parte da identidade cultural dos estados nordestinos.
A artesã alagoana Elisama Vitória pontua que o espaço da Fenafes é oportunidade para manter a tradição do fazer artesanal do povo nordestino, que resiste ao tempo.
“É muito importante não apenas para a gente expandir nossos horizontes e levar os nossos produtos para outros cantos, mas também para permanecer viva a nossa cultura, o nosso patrimônio material do artesanato também que é tão importante”, destacou.
Essas expressões fortalecem o sentimento de pertencimento e mantêm vivas técnicas ancestrais, transmitidas de geração em geração.
Festa da agricultura familiar
A 4ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes) e a 3ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (Femaf) integram o Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar e é promovida pelo Consórcio Nordeste; Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF); Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP).
O evento conta ainda com patrocínio do Banco do Nordeste e realização da Unicafes, em parceria com a Funcern e o IFRN.
Mín. 21° Máx. 27°