Segunda, 24 de Agosto de 2026
21°C 38°C
Palmas, TO
Publicidade
Banner Publicitário

Lula pede empenho a ministros na tramitação de projetos de segurança

Presidente reuniu ministros que foram governadores para debater tema

13/11/2025 às 15h35
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu, nesta quinta-feira (13), seus ministros que já foram governadores para tratar dos projetos sobre segurança pública em tramitação na Câmara dos Deputados. Lula pediu empenho desses ministros na articulação política para a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, enviada pelo governo em abril, e do projeto de lei (PL) Antifacção, encaminhado no final de outubro.

“Os ministros, claro, foram governadores, têm relação com os deputados das suas bancadas, conversam. Então, acho que isso também nos ajuda muito na articulação lá dentro do Congresso”, disse a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, em entrevista à imprensa no Palácio do Planalto, após a reunião com Lula.

Continua após a publicidade
Anúncio

De acordo com a ministra, a intenção da reunião era ouvir a experiência de cada um deles sobre o tema e sobre a tramitação dos projetos.

"Foi uma reunião muito interessante e produtiva porque os nossos ministros ex-governadores reiteraram a importância da aprovação desses marcos legais”, acrescentou a ministra.

Entre os pontos principais da PEC da Segurança Pública, o governo defende a integração das forças federais com as estaduais e municipais para “combater efetivamente” o crime organizado . “Isso dá condições de integrar o trabalho das forças de segurança desde o planejamento à ação”, disse Gleisi.

Continua após a publicidade
Anúncio

Sobre o último relatório do PL Antifacção, apresentado pelo deputado Guilherme Derrite (PP-SP), a ministra afirmou que ainda há questões que preocupam o governo , como a apreensão de bens apenas após o trânsito em julgado do processo e a tipificação penal. Segundo ela, o texto precisa deixar claro o tipo penal de facção criminosa - que é um conceito mais complexo de domínio territorial e econômico – diferente de organização criminosa.

Em meio a esse cenário de divergências, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, adiou para a próxima terça-feira (18), como pauta única, a discussão e votação do texto.

Para Gleisi, o governo tem um “acúmulo grande de discussão dessa matéria” e está preparado para fazer a defesa do projeto em plenário.

“O governo se dedicou por seis meses para elaborar esse projeto, esse projeto não nasceu em dois dias. Foi um projeto discutido com especialistas, com a universidade, com autoridades da área de segurança dos estados. Enfim, foi um projeto bastante robusto e bastante estudado. Então nós temos condições de fazer esse debate”, afirmou.

Os ministros que participaram da reunião foram Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e vice-presidente); Rui Costa (Casa Civil); Renan Filho (Transportes); Camilo Santana (Educação); Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome); e Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional).

Também estiveram presentes a ministra Gleisi e os ministros da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e da Fazenda, Fernando Haddad.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lideranças políticas nordestinas reafirmam apoio a Vicentinho e convocam Tocantins para convenção histórica
Apoio Há 3 semanas Em Política

Lideranças políticas nordestinas reafirmam apoio a Vicentinho e convocam Tocantins para convenção histórica

Na véspera da convenção que oficializará a candidatura de Vicentinho Júnior ao Governo do Tocantins, lideranças políticas e comunitárias de origem nordestina participaram, na manhã desta terça-feira (4), de encontro, em Palmas, para reafirmar apoio ao projeto e mobilizar a população para o evento que acontece nesta quarta-feira (5), às 17 horas, no estacionamento do Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto, em Palmas.
Vicentinho defende solução para garantir atendimento no Hospital Dom Orione e apresenta propostas
Saúde Há 3 semanas Em Política

Vicentinho defende solução para garantir atendimento no Hospital Dom Orione e apresenta propostas

A possibilidade de interrupção dos atendimentos no Hospital Dom Orione, em Araguaína, levou o pré-candidato ao Governo do Tocantins, Vicentinho Júnior, a defender uma solução permanente para dar estabilidade financeira às unidades que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Embora uma decisão judicial tenha determinado a continuidade dos serviços, o hospital recorreu da decisão, mantendo a preocupação sobre a continuidade do impasse.
Encontro no Palácio do Comércio debaterá o futuro de Imperatriz e o desenvolvimento do Maranhão
Imperatriz-MA Há 2 meses Em Política

Encontro no Palácio do Comércio debaterá o futuro de Imperatriz e o desenvolvimento do Maranhão

Evento marcado para o dia 03 de julho convoca lideranças e a população para um diálogo focado no papel estratégico da cidade para o estado.
Vicentinho Júnior vistoria obras do Centro Esportivo Comunitário em Luzimangues e reforça compromisso com o esporte e o lazer no Tocantins
Vicentinho Júnior Há 2 meses Em Política

Vicentinho Júnior vistoria obras do Centro Esportivo Comunitário em Luzimangues e reforça compromisso com o esporte e o lazer no Tocantins

Investimento de R$ 1,5 milhão, viabilizado por articulação do deputado federal, transforma antigo lote baldio em espaço de lazer e convivência para a comunidade.