
O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) segue com as ações da Semana Estadual de Prevenção de Acidentes ao Ciclista Dr. Pedro Caldas em todo o estado. Na manhã desta quarta-feira, 12, o órgão realizou uma blitz educativa na avenida do antigo aeroporto de Palmas.
Agentes e educadores de trânsito em conjunto realizam a ação com o objetivo de sensibilizar os condutores e pedestres quanto ao respeito aos ciclistas, evidenciando os direitos e deveres de todos no trânsito.
A gerente para o trânsito do Detran/TO, Hélida Christina Noronha, pontua que as ações desenvolvidas pelo órgão buscam também evidenciar a bicicleta como meio de transporte alternativo, por promover a sustentabilidade, e os ganhos à saúde humana pela prática física.
“Nós sabemos do potencial sustentável da bicicleta, dos benefícios à saúde e do impacto positivo no trânsito, por isso buscamos incentivar o uso deste veículo e educar os usuários sobre quais são os direito e deveres dos usuários da via, conscientizando que um trânsito seguro se constrói a participação coletiva”, enfatiza a gerente.
Ações pelo estado
Além da capital, a mensagem da campanha foi levada pelo Detran às ruas de Araguaína, região norte do estado, e ao colégio estadual Sancha Ferreira e na unidade da Escola Militar dos Bombeiros no município. Em Paraíso do Tocantins, região central do estado, o Detran/TO também realizou uma roda de conversa com os alunos da Escola Militar dos Bombeiros do município.
Semana Estadual de Prevenção de Acidentes ao Ciclista
A Semana Estadual de Prevenção de Acidentes ao Ciclista Dr. Pedro Caldas acontece toda semana correspondente ao dia 10 de novembro. O movimento foi instituído pela Lei nº 4.204, sancionada em 20 de julho de 2023, e incluída no calendário oficial de eventos do Estado.
A Semana visa promover a conscientização sobre a segurança dos ciclistas no trânsito com mais respeito por parte dos motoristas, além de estimular o debate sobre a importância do uso seguro da bicicleta como meio de transporte.
Quem foi Pedro Caldas?
A campanha faz alusão à Pedro Caldas, que foi um médico ginecologista que morreu em decorrência de um sinistro de trânsito, enquanto pedalava com um colega na rodovia TO-050, no perímetro urbano de Palmas. Pedro permaneceu pouco mais de um mês internado em um hospital de Palmas e veio a óbito depois de sofrer complicações no traumatismo craniano grave que sofreu pela colisão.
Natural do Rio de Janeiro (RJ), Pedro Caldas era triatleta e foi atropelado no momento em que treinava para competições. Ele deixou uma esposa e três filhos.
Mín. 22° Máx. 35°