Mais uma turma de socioeducandos da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) foi beneficiada pelo termo de convênio do Governo do Estado com o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Desta vez, 11 adolescentes foram certificados no curso de Pintura Predial.
O curso foi realizado no Centro Socioeducativo de Internação Provisória Canaã, em São Luís, possui carga horária de 40 horas e tem como objetivo qualificar os adolescentes para o mercado de trabalho, oferecendo uma alternativa profissional após o cumprimento da medida socioeducativa.
Segundo a presidente da FUNAC, Sorimar Sabóia, o curso de pintura predial, assim como os demais que integram o projeto, traz resultados que vão além do campo profissional. “São iniciativas que promovem autoconhecimento, autoestima e senso de responsabilidade, contribuindo para o crescimento pessoal dos socioeducandos. Quando um adolescente descobre que é capaz de aprender e realizar, começa a acreditar em um novo caminho para sua vida”, ressaltou.
Para a coordenadora técnica do Canaã, Clara Carvalho, a execução de projetos que envolvem educação e profissionalização é um processo fundamental para a reconstrução das metas de vida dos adolescentes que cumprem medidas restritivas de liberdade. “Este termo de convênio com o IEMA é crucial para o sucesso da iniciativa, pois permite ampliar as possibilidades de crescimento, transformação e desenvolvimento de habilidades dos socioeducandos”, afirmou.
Futuro profissional
A qualificação em Pintura Predial integra os investimentos do Governo do Estado, por meio da Funac, na profissionalização voltada à reinserção dos adolescentes no mercado de trabalho. Pelo projeto, são oferecidos cursos em áreas como decoração de sandálias, lettering, eletricista, manutenção de celular, paletes, cabeleireiro avançado, manicure e pedicure, alongamento de unhas, manutenção de ar-condicionado, barbeiro e montagem e manutenção de celulares, entre outros.
Mín. 25° Máx. 38°