Nesta terça-feira (14), o município de Amarante do Maranhão vai sediar a Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CEDRSS) do Território Cerrado Amazônico, no Sindicato dos Servidores Públicos (Sispuama), a partir das 8h.
A Conferência é organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA), em parceria com o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrus). No estado, o evento conta ainda com o apoio do Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (Pages), executado pela SAF em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).
O objetivo do evento é construir uma agenda política estratégica que responda aos desafios estruturais da transformação agroecológica dos sistemas alimentares e do Brasil Rural. O lema da terceira Conferência é “O Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”. A mobilização integra a retomada nacional da agenda rural brasileira, com foco no fortalecimento da agricultura familiar, das comunidades tradicionais e da democracia no campo.
A Conferência tem cinco eixos principais: Emergência climática, Sistemas Alimentares, Terra e Água, Direitos Sociais e Políticas Públicas. São temas presentes no dia a dia que impactam a vida no campo e trazer à luz essas pautas são essenciais para o desenvolvimento estratégico do meio rural.
De acordo com o secretário da SAF, Bira do Pindaré, a Conferência é um espaço de diálogo e construção coletiva pela agricultura familiar e pelo desenvolvimento rural do Maranhão. "A Conferência representa um momento histórico de diálogo e construção coletiva. É a oportunidade de ouvir os trabalhadores e trabalhadoras rurais, lideranças comunitárias e gestores públicos para que possamos definir juntos os caminhos do desenvolvimento rural sustentável no Maranhão e no Brasil. Nosso compromisso é fortalecer a agricultura familiar e garantir dignidade e bem-viver para quem vive e produz no campo," disse o secretário Bira do Pindaré.
SERVIÇOS:
O QUÊ:Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário
QUANDO:14 de outubro, 8h
ONDE:Sindicato dos Servidores Públicos (Sispuama), Centro, Amarante do Maranhão
Mín. 22° Máx. 36°