O Maranhão passou a integrar a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), o que torna o acesso a informações em saúde mais ágil e seguro. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) assinou termo de adesão e compromisso com o Ministério da Saúde, possibilitando a troca de dados entre diferentes redes, aprimorando a gestão do cuidado e fortalecendo a gestão pública em saúde. A RNDS é a plataforma oficial de interoperabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Com um SUS cada vez mais integrado, garantimos benefícios mais concretos a profissionais de saúde, a gestores e a cidadãos, com foco na integralidade e na continuidade do cuidado”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
O projeto-piloto de federalização da RNDS foi realizado em oito estados (Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Piauí, Santa Catarina e Tocantins) e, nos próximos 12 meses, será estendido aos 19 estados restantes.
A RNDS conecta sistemas de saúde em todo o país, criando infraestrutura para o compartilhamento seguro e padronizado de dados. Isso melhora a eficiência na gestão das informações e a qualidade dos serviços. Para acompanhamento da adesão, a SES participa da Federalização da RNDS – Etapa Estadual.
Benefícios
Na prática, a RNDS permite que médicos e enfermeiros acessem, com segurança, o histórico clínico dos pacientes por meio do SUS Digital Profissional, tornando o atendimento mais ágil. Gestores utilizam os dados para planejar, monitorar e aprimorar políticas públicas, assegurando maior eficiência ao SUS. Já os cidadãos podem consultar seus registros no aplicativo Meu SUS Digital, com informações sobre atendimentos, vacinas, medicamentos e outros registros de forma segura.
Projeto
O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Inovação e Informática em Saúde da Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI), coordena o projeto com a participação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).
Oficinas
Com a presença da secretária da SEIDIGI, Ana Estela Haddad, ocorreu a 1ª Oficina da Federalização da RNDS – Etapa Estadual, de 16 a 18 de setembro, em Brasília. Representaram a SES: a especialista em saúde Violeta Maria Soares Filgueiras (Domínio Institucional), a superintendente de Saúde Digital Mayra Nina (Domínio Governança), a supervisora de Informática Renata Martins Melo (Domínio Informação e Informática) e a jornalista da Assessoria de Comunicação Andréa Cristina Gonçalves da Conceição (Domínio Comunicação).
Mín. 22° Máx. 36°