A Prefeitura de Palmas estimula cooperação entre as unidades que gere. Desta vez, o exemplo exitoso é de doação da Escola de Tempo Integral (ETI) Fidêncio Bogo, em Taquaruçu, realizada nesta terça-feira, 16, de hortaliças cultivadas em sua própria horta escolar para o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Juscéia Garbelini, localizada no Setor Santo Amaro, em Palmas. A iniciativa faz parte das atividades de educação ambiental e alimentar estimuladas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e que integram os estudantes ao processo de plantio, cuidado e colheita.
As hortaliças doadas foram produzidas pelos próprios alunos, com o acompanhamento de colaboradores, professores e integrantes da equipe pedagógica, dentro do projeto de horta escolar. Com a larga produção de verduras e hortaliças, que atende a contento todos os matriculados na ETI, e muitas vezes com sobra desses alimentos, a direção promove ações para doação tanto para as famílias dos alunos quanto para outras unidades de ensino.
Para o diretor da ETI Fidêncio Bogo, Ademir Bandeira, o cultivo dentro do espaço escolar também ajuda a fortalecer valores de solidariedade e partilha. “O trabalho com a horta permite que os estudantes aprendam na prática sobre alimentação saudável, respeito ao meio ambiente e a importância de contribuir com a comunidade. Observamos que os nossos alunos se sentem protagonistas ao ver que aquilo que cultivaram pode beneficiar outras crianças”, revela o gestor.
No Cmei Juscéia Garbelini, a entrega foi recebida com festa pela equipe gestora e todas as doações foram adicionadas ao cardápio escolar, reforçando a alimentação nutritiva de 350 crianças. “Esse gesto fortalece nosso compromisso de garantir alimentação saudável para os pequenos e inspira nossas crianças a valorizarem a produção de alimentos e o trabalho coletivo. Agradecemos à equipe da ETI Fidêncio Bogo por essa colaboração tão significativa”, falou a diretora do Cmei, Priscila Machado.
Texto: Milena Botelho
Edição: Juliana Matos
Mín. 27° Máx. 40°