A 65ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) terminou no último domingo, 7 de setembro, no Parque Independência, em São Luís (MA), reafirmando-se mais uma vez como um espaço de tradição, cultura, negócios e lazer. Nesta edição, além da força do agronegócio, o artesanato maranhense ganhou destaque especial, conquistando visitantes e fortalecendo a geração de renda para quem vive dessa arte.
“O Governo do Estado tem dado todo o apoio para que o turismo e o artesanato estejam presentes nesses grandes eventos. É uma forma de divulgar nossos destinos, valorizar o trabalho manual e garantir oportunidades de renda para os maranhenses”, destacou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
O Armazém do Empreendedor, espaço organizado pela Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), em parceria com o Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama) e a Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA), reuniu sete artesãos que levaram para a feira peças em biojoias, madeira, fibras de buriti e bananeira, além de acessórios e souvenires culturais.
“É uma oportunidade de mostrar nossos produtos e comercializar, o que é ainda mais importante para nós, artesãos”, disse a artesã Antônia Mesquita de Jesus, que trabalha com fibras naturais.
Entre os visitantes, a maranhense Diana Brito Souza foi atraída justamente pelo artesanato. “Vim passear para relembrar a infância e me chamou a atenção o trabalho manual. Sou fã do artesanato, porque só aqui no Maranhão encontramos peças tão únicas. Comprei um brinco para levar como lembrança”.
Além do artesanato, a Setur-MA também marcou presença com um estande voltado ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT), oferecendo informações sobre os polos turísticos, materiais de divulgação, dicas de roteiros e até um espaço instagramável.
A maranhense Valéria Soraya foi atendida no local. “Tive aqui um pouco das informações dos lugares que eu não conheço. Fiquei com vontade de conhecer a Chapada das Mesas e o Delta”.
“Já conheço Lençóis e Delta, mas ainda não fui à Chapada. Esse espaço ajuda a planejar e desperta vontade de viajar mais pelo Maranhão”, disse a maranhense Samira Valdez.
“A Expoema é um evento consolidado como espaço de diversão, cultura, turismo e geração de oportunidades, fortalecendo a identidade maranhense e valorizando quem faz da arte e da criatividade uma fonte de sustento”, completou a gestora estadual do Turismo, Socorro Araújo.
Mín. 27° Máx. 39°