O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participou, nesta quarta-feira, 23, da abertura da Semana Agroecológica de Divinópolis, realizada no Centro de Convenções João Ribeiro. Promovido pela prefeitura municipal, o evento segue até o sábado, 26, com o temaAgroecologia e Sustentabilidade: Cultivando o Futuro.
Durante a programação, o Naturatins ofereceu uma série de serviços e orientações, como emissão de licenças de pesca, entrega de mudas e emissão de documentos como o Nada Consta, além de palestra educativa.
A supervisora da Agência Regional de Paraíso, Rute Marinho Carlos, ministrou a palestra sobre a importância da agroecologia e da sustentabilidade na Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão. “É fundamental integrar a comunidade ao conceito de produção sustentável, respeitando os limites da natureza e promovendo a preservação dos nossos ecossistemas”, destacou a supervisora.
Salomão Vieira da Silva, autônomo, aproveitou a oportunidade para regularizar sua situação como pescador. “Gosto muito de pescar no Rio do Coco. Fiquei sabendo que teria esse atendimento aqui, então trouxe meus documentos para tirar a carteirinha e pescar tranquilo”, relatou.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Larissa Emiliano, enfatizou a parceria com o Naturatins. “Quero agradecer ao Naturatins pela parceria e dizer que esse trabalho é de extrema importância para o nosso município, porque muitos jovens não sabem o que significa a APA e qual é o trabalho do Naturatins. Por meio dessa equipe que veio ao nosso município, eles adquirem conhecimento para que futuramente possam ser esses profissionais e que tragam, para a nossa cidade, o conhecimento ambiental que muita gente não tem”, pontuou.
Já nesta quinta-feira, 24, a equipe da APA Ilha do Bananal/Cantão, de Araguacema, leva orientações diretamente aos assentamentos do município, abordando temas como o Manejo Integrado do Fogo (MIF), além da distribuição de mudas e esclarecimentos sobre os serviços do Naturatins.
Mín. 22° Máx. 30°