O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), assinou nesta quinta-feira, 3, a Ordem de Serviço (OS) para instalação de mais 20 Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) do Projeto de Adensamento da Rede Hidrometeorológica do Estado. As novas plataformas, somadas às 60 já instaladas e em operação no Tocantins, vão garantir a cobertura do monitoramento das 30 sub-bacias hidrográficas no território tocantinense.
A assinatura da Ordem de Serviço foirealizada com a empresa LC Distribuidora e Serviços LTDA, referente ao Contrato nº 16/2024 no valor de R$ 515 mil e conta com recurso proveniente do Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Tocantins (FERH-TO).
Atualmente, o Tocantins possui 60 pontos de coleta e a instalação dessas 20 novas estações permitirá atingir a meta de 80 pontos, garantindo cobertura em todas as bacias hidrográficas estaduais. Essas estações de coleta e transmissão de dados em tempo real sobre chuvas, níveis e vazões dos principais rios do estado, têm como objetivo ampliar a rede de monitoramento hidrometeorológico.
“Com a assinatura desta Ordem de Serviço, importantíssima para gestão dos recursos hídricos do Tocantins, a nossa Rede Hidrometeorológica vai dar um salto na cobertura do monitoramento das nossas bacias hidrográficas. Com a instalação dessas 20 estações, vamos atingir a meta de 80 pontos de coleta e a transmissão de dados das 30 sub-bacias hidrográficas do estado”, pontuou o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis.
A representante da empresa LC Distribuidora e Serviços LTDA, Meiriane dos Santos Chagas, enfatizou a satisfação de firmar o contrato com o estado e pontuou que sua equipe vai assegurar a qualidade técnica e a agilidade dos serviços prestados.
O presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), coronel Edvan de Jesus, ressaltou que os dados coletados são essenciais à análise e à emissão de outorgas realizadas pelo Instituto. “A ampliação da cobertura da rede vai expandir o acesso às informações dos rios, alcançando as 30 sub-bacias hidrográficas”, reforçou.
O superintendente estadual de Ações de Defesa Civil, coronel Erisvaldo de Oliveira Alves, reiterou que os dados divulgados no Boletim Hidrometeorológico são um instrumento importante de acompanhamento das situações hídricas e tomada de decisões, que podem se tornar necessárias tanto no período de estiagem quanto chuvoso.
O diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, realizou uma apresentação técnica com detalhes sobre a execução do Projeto de Adensamento da Rede Hidrometeorológica do Estado. “A instalação destas 20 plataformas vai ampliar a cobertura da rede e, automaticamente, a oferta de dados em tempo real sobre chuvas, nível e vazão nas sub-bacias do estado, com uso de tecnologia de ponta, atingindo a meta de 80 pontos de monitoramento e conclusão na metade do tempo inicialmente previsto”, concluiu.
Projeto
O principal objetivo do Projeto de Adensamento da Rede Hidrometeorológico é assegurar que o estado tenha uma cobertura completa de monitoramento em todas as suas bacias hidrográficas.
As estações fornecerão dados cruciais para a gestão dos recursos hídricos, permitindo que o Governo adote medidas mais rápidas e eficazes para prevenir enchentes e secas, além de melhorar o planejamento hídrico e ambiental.
A assinatura da Ordem de Serviço sela o compromisso do Tocantins com o aprimoramento da gestão hídrica, uma prioridade estratégica para garantir o uso sustentável dos recursos naturais e o desenvolvimento equilibrado da região.
Mín. 22° Máx. 36°