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Procon Tocantins alerta sobre golpes de consórcio

De fevereiro a agosto, mais de 170 reclamações de consumidores prejudicados por esses golpes foram registradas

02/09/2024 às 14h35
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
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Procon Tocantins orienta a população sobre esses golpes e como se proteger - Foto: Divulgação/Procon
Procon Tocantins orienta a população sobre esses golpes e como se proteger - Foto: Divulgação/Procon

O Procon Tocantins registrou mais de 170 reclamações de consumidores prejudicados por golpes relacionados a consórcios, de fevereiro até agosto deste ano. Diante do número de casos, o órgão chama a atenção dos consumidores para a importância de estar atento antes de entrar em um consórcio. Golpes desse tipo são armadilhas que podem comprometer seriamente os sonhos dos consumidores, por isso, é importante estar sempre vigilante para se proteger.

O consórcio é uma modalidade de aquisição em que um grupo de pessoas se reúne com o objetivo de adquirir um bem ou serviço, como um carro, uma moto ou uma casa, constituindo um fundo coletivo.

O superintendente interino do Procon Tocantins, Magno Silva, orienta o consumidor que decidir realizar um consórcio a estar sempre atento a possíveis golpes e abusos. "É sempre recomendado verificar a situação financeira; pagar dívidas antes de entrar com o consórcio; fazer simulações de consórcio; comparar custos; conhecer diversas opções; analisar o comportamento do grupo; ler bem o contrato antes de assinar; e tirar suas dúvidas. Dessa maneira, se torna mais fácil o consumidor se proteger”, esclarece.

Tipos de golpes

Um dos tipos de golpes aplicados é o do falso consórcio. Para gerenciar grupos de consórcio, a empresa precisa obrigatoriamente de autorização do Banco Central do Brasil (BCB). O BCB é responsável por regular, coordenar, supervisionar e fiscalizar o Sistema de Consórcios, conforme a Lei n° 11.795/2008. Portanto, se a empresa não tem essa autorização, ela não é uma administradora de consórcios e, portanto, não é um consórcio. Para sua segurança, verifique se a empresa tem a autorização no site do BCB.

Outro golpe é o da data da contemplação garantida. Uma das principais características do consórcio é oferecer ao consorciado a chance de obter crédito por meio de contemplação, seja por sorteio ou lance. No entanto, não é possível prever quando isso ocorrerá, pois não se sabe qual número será sorteado ou quais valores de lance serão oferecidos pelos outros participantes. Por isso, é essencial ler o contrato com atenção, conferir as regras sobre sorteios e lances e garantir que todos os acordos feitos durante a negociação estejam registrados no documento.

Ainda há o golpe da falsa cota contemplada.Uma cota contemplada é aquela em que o consorciado já pode usar o crédito, pois foi aprovada em uma Assembleia Geral Ordinária (AGO), por sorteio ou lance. Ao vender sua cota contemplada com a autorização da administradora, o consorciado transfere o contrato e o direito de usar o crédito para outra pessoa. No entanto, é neste processo que ocorrem golpes, no qual golpistas atraem consumidores com promessas de bens a preços baixos, levando-os a fazer pagamentos sem que a cota exista. Para comprar uma cota contemplada com segurança, verifique sua autenticidade diretamente com a administradora por meios oficiais. Além disso, desconfie de preços muito abaixo da média e da venda direta de veículos sem a intermediação de uma administradora de consórcios.

Por último, os golpes com boletos. Atualmente, todos os boletos emitidos por instituições financeiras são registrados conforme as normas vigentes, garantindo que as informações do beneficiário apareçam no momento do pagamento e que o boleto possa ser pago em qualquer banco. Por isso, ao pagar um boleto, verifique se o nome do beneficiário corresponde ao indicado e se o banco destinatário é o mesmo do boleto. Se houver qualquer discrepância, não faça o pagamento. Se você pagar um boleto indevidamente, entre em contato com seu banco para relatar o problema e contestar a transação.

Denuncie

Em casos de irregularidades identificadas pelos consumidores, o Procon Tocantins disponibiliza canais diretos para denúncias, como o Disque 151 e o WhatsApp denúncia (63) 9 9216-6840.

*Estagiária sob a supervisão da jornalista Waldenia Silva

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