Voltada a gestores, conselheiros municipais e demais trabalhadores da área da saúde, teve início nessa terça-feira, 6, a 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (2ª Cegtes), que trouxe aos presentes o temaDemocracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer.
O evento, que é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e pelo Conselho Estadual de Saúde (CES-TO), segue até esta quarta-feira, 7, e busca consolidar propostas e a formulação de políticas na área da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense, por meio de palestras e debates.
Para o titular da SES-TO, Carlos Felinto, a conferência é um momento de debate relevante para todos que atuam na promoção da saúde. “O SUS não é feito apenas de uma pessoa, são várias mãos que fazem esse grande sistema funcionar, então, esse espaço democrático é necessário para a construção conjunta das políticas de gestão do trabalho e educação em Saúde”.
A secretária adjunta de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (MS), Laíse Rezende de Andrade, também parabenizou pela realização da conferência que segundo ela ajuda a escrever uma nova história de fortalecimento do SUS e de valorização dos servidores, sendo preciso lembrar da diversidade e singularidade no mundo do trabalho na saúde.
Já o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, afirmou que a 2ª Cegtes é importante para o debate e a construção conjunta de melhorias para os servidores, que refletirão em benefícios para toda a população usuária do SUS.
Valorização de servidores
O Governo do Tocantins tem atuado na valorização dos servidores, uma das medidas para essa melhoria foi o pagamento de progressões aos concursados, insalubridades e adicionais noturnos para servidores contratados. Além disso, houve a implementação do Programa Diversidade na Saúde, para promover a singularidade de cada profissional.
Outra ação é oDia Estadual de Valorização dos Profissionais da Saúde no Tocantins, criado pela Lei nº 4.422, de 27 de maio de 2024. A data integra o calendário oficial de eventos do Estado a ser celebrada anualmente, no dia 7 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Também houve a reestruturação dos ambientes hospitalares com foco no bem-estar dos servidores que atuam diretamente no atendimento aos usuários do SUS-TO.
Participação
Estiveram presentes no primeiro dia de conferência o presidente do CES-TO, Mário Benício; o reitor da Universidade Federal do Tocantins, Luís Eduardo Bovolato; o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems–TO), Yatha Anderson Pereira Maciel; e o superintendente do Ministério da Saúde (MS-TO), Relmivan Rodrigues Milhomem.
Mín. 21° Máx. 31°