Para promover mais qualidade de vida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou nos dias 16 e 17 de julho, a entrega de novos equipamentos auxiliares para locomoção. As próteses foram entregues no Serviço Especializado em Reabilitação (SER), em Porto Nacional.
Um dos usuários beneficiados com o serviço é o agente de saúde e morador de Santa Rosa, Dilvan de Santana Ramalho. “Me sinto muito feliz e completo por ter recebido essa nova oportunidade para poder viver e trabalhar. Só tenho a agradecer a todos os responsáveis por esse programa. É uma nova vida que ganho com essa prótese confortável”, disse.
O serviço foi retomado em outubro de 2023, e o processo de entrega é dividido em três etapas: a primeira consiste na convocação do paciente para a retirada das medidas, uma vez que as próteses são personalizadas; a segunda compreende a confecção das próteses e a terceira é a convocação para a entrega. Até o momento, foram atendidos 287 pacientes que tiraram suas medidas e 77 que já receberam as suas próteses.
“A entrega de próteses realizada pela Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins representa um marco significativo na vida dos pacientes, proporcionando-lhes não apenas a restauração da mobilidade e da funcionalidade, mas também a recuperação da autoestima e da qualidade de vida”, disse a Superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Pasta (SRCPCD), Thaís Farias.
“Agradeço a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Superintendência da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, pelo empenho e dedicação incansáveis para atender os usuários que passam pelo Serviço Especializado em Reabilitação e necessitam de próteses. Graças a essas concessões, podemos proporcionar um atendimento integral às pessoas com deficiência física, garantindo uma melhora significativa na qualidade de vida e promovendo a inclusão e a autonomia desses indivíduos em nossa sociedade” relatou a gerente do SER em Porto Nacional, Larissa Coelho Rodrigues.
Como solicitar
Para solicitar a prótese, é necessário que o paciente siga o fluxo da CIB 173, indo à Unidade Básica de Saúde de sua referência, para que seja emitido um encaminhamento para um dos Serviços ou Centros Especializados em Reabilitação (SCER’s) de referência, para uma consulta em reabilitação física. Após isso, o paciente passará pela equipe multiprofissional dos SCERs e, após avaliação, este paciente é inserido na lista para a prótese.
Mín. 21° Máx. 31°