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Escola Monteiro Lobato participa de projeto sobre trabalho infantil do MPT

Objetivo é conscientizar crianças sobre as diversas formas de ocorrência e ensiná-las sobreo que é violação de direitos

24/06/2024 às 16h00
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Palmas - TO
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Desenho é passado para a cartolina após esboço em A4 - Fotógrafo:Divulgação
Desenho é passado para a cartolina após esboço em A4 - Fotógrafo:Divulgação

A Escola Municipal Monteiro Lobato participa do MPT nas Escolas 2024, promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) para instituições de ensino com o objetivo de conscientizar as crianças sobre a exploração do trabalho infantil. Por meio da produção de contos e desenhos, elas recebem diversas informações sobre o tema que permitem identificar e ocorrência do trabalho infantil e assim evitá-lo. 

O coordenador de programas e projetos da escola, Adriano Carvalho Saturnino, explica que a adesão ao projeto não é obrigatória. Uma vez inscrita, a unidade escolar recebe orientação do MPT para planejar as atividades junto às professoras regentes e, por fim, passar à etapa da criação de desenhos e contos sobre o tema trabalho infantil pelos alunos.

Todos os alunos participantes do projeto foram convidados a produzir desenhos ou contos sobre o tema. A seleção dos trabalhos a serem inscritos ficou por conta das professoras e do coordenador de programas e projetos. Na categoria desenho, a escolhida para representar a escola foi Lunna Raphelle Costa Santos Vieira, aluna do 5º ano, sob orientação da professora Solange Correia dos Santos. Já o conto escolhido foi do aluno Daniel Campelo Carvalho, também do 5º ano, que recebeu orientação da professora Luciene Pires de Oliveira.

Os trabalhos começam com esboços, seja conto ou desenho. No caso do desenho, primeiro é feito em papel A4 e, depois, ampliado em cartolina, que é o formato exigido. No conto, o aluno escreve a ideia que teve para a estória e a professora o orienta para corrigir erros gramaticais. Após concluído, o texto deve ser digitado dentro dos padrões de configurações estabelecidos pelo MPT.

O professor Adriano considera que aprender sobre o tema com um material de excelência e depois produzir na prática permite que os alunos retenham a informação de forma mais eficiente do que somente assistindo a uma palestra, por exemplo. As crianças também levam estas informações para outros círculos sociais fora da escola, agindo como multiplicadores.

“Acredito que o projeto MPT na Escola é muito importante, por tratar um tema tão delicado quanto o trabalho infantil. Esta ação amplia o debate para além de órgãos oficiais do governo e dá oportunidade dos maiores interessados, as crianças, apresentarem suas percepções por meio de desenhos, contos, poemas ou músicas sobre o flagelo que é o trabalho infantil”, finaliza. 
 

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