O Governo do Tocantins, por meio da equipe da Rede Hidrometeorológica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), instalou a segunda Plataforma de Coleta de Dados (PCD) no Rio Pium, em Lagoa da Confusão.
Essa estação foi instalada na última sexta-feira, 25, abaixo da última elevatória, na jusante do curso hídrico e é a segunda de três que vão compor a cobertura do monitoramento da bacia hidrográfica. A primeira estação foi posicionada sobre a ponte, na altura do trecho central da extensão da bacia, no dia 11 de agosto, e a terceira estação está prevista para ser instalada no montante do rio, no próximo ciclo de instalação.
A ampliação da Rede Hidrometeorológica fortalece o monitoramento de uma bacia que abastece a segunda maior área de lavouras irrigadas do Estado, com aproximadamente 50 mil hectares.
O diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, afirmou que “é compromisso da Semarh dotar essa bacia com modernos equipamentos de monitoramento dos recursos hídricos, para dar segurança tanto aos usuários de água da bacia como também ao órgão fiscalizador e licenciador que libera as outorgas de uso”.
O gerente de Hidrometeorologia da Semarh, Lorenzo Rigo, elogiou a versatilidade da equipe, que atua de forma multidisciplinar desde o deslocamento e a instalação da estação até a configuração da PCD, no satéliteGeostationary Operational Environmental Satellite (GOES),que é operado pelaNational Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA)e controlada pelaNational Aeronautics and Space Administration (NASA), para transmitir os dados em tempo real por telemetria para a Sala de Situação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e da Semarh.
Com essa estação, a Sala de Situação da Semarh passa a contar com 54 plataformas de monitoramento da chuva, nível e vazão nas Bacias Hidrográficas do Estado. Nesta semana, uma equipe percorre os municípios de Gurupi, Formoso do Araguaia e Dueré, enquanto outra equipe seguirá a rota em direção a Novo Acordo, Aparecida do Rio Negro, Caseara, Palmas e Brejinho de Nazaré, para manutenção da Rede Hidrometeorológica.
Projeto de Adensamento
O Projeto de Adensamento da Rede Hidrometeorológica do Tocantins, de iniciativa da Semarh, tem a meta de instalar 80 pontos de monitoramento, previstos para cobertura de todas as bacias hidrográficas no território tocantinense.
O Boletim Hidrometeorológico do Tocantins é divulgado no site da Semarh, com acesso disponível noendereço.
Mín. 24° Máx. 39°