Localizado na Praça dos Girassóis, o Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, além de ser sede administrativa do Governo do Tocantins, concentra em seus espaços internos e externos, acervos, monumentos e estruturas que ajudam a contar a história do Tocantins. Esses atrativos fazem do lugar um dos grandes pontos turísticos da capital do Estado, Palmas, recebendo turistas de todo o país e de fora dele também.
Por meio do projeto Palácio de Portas Abertas, criado em 2022, juntamente com o Núcleo de Atendimento ao Turista do Palácio Araguaia (NAT), o Governo do Tocantins proporciona aos visitantes que conheçam a história do Estado, percorrendo o processo histórico de sua emancipação, elementos culturais, sociais e políticos. O NAT fornece conhecimento e informações mediante uma programação de roteiro turístico nas dependências do Palácio Araguaia, bem como na Praça dos Girassóis.
A coordenadora do Núcleo de Atendimento, Grazziella Póvoa, afirma que o projeto surgiu a partir da crescente de visitantes na sede administrativa do Governo do Tocantins. “Percebemos o aumento de pessoas querendo conhecer a nossa estrutura como um todo. Alinhado ao perfil do governador Wanderlei Barbosa, foi criado então um Núcleo que pudesse atender esse visitante e foi organizada a visita guiada, onde temos um tour pelo Palácio, apresentando obras de arte e obras históricas, contando um pouco da relevância de cada uma”, completa Grazziella sobre o projeto Palácio de Portas Abertas.
Em baixa temporada do turismo no Tocantins, o NAT recepciona uma média de 500 turistas mensais. Já em alta temporada, o Núcleo recepciona uma média de 1.000 turistas por mês.
Mín. 22° Máx. 36°