Conscientizar a população sobre a importância de proteger as crianças e adolescentes contra todos os tipos de abuso e violência sexual, buscar ajuda e denunciar são objetivos daCampanha Maio Laranja, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). A campanha foi instituída na Lei n° 14.432, de 3 de agosto de 2022, e visa ampliar as atividades do dia 18 de maio, definido como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Dados da Gerência de Promoção à Saúde e Agravos não Transmissíveis/SES-TO apontam que o Tocantins registrou, em 2023, 703 notificações de violência sexual em crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. Em 2024, os números já foram 156. “É importante acolher a criança e o adolescente, estabelecer uma relação de confiança em que essa criança tenha certeza que será protegida, ensinar sobre o corpo humano, as interações que podem configurar abuso, ensinar que suas partes íntimas são privativas e que ninguém pode tocar, para que possam se proteger ou denunciar o ocorrido. Instruir sobre as formas utilizadas para atrair a criança, como a distribuição de doces e presentes, e é preciso estar sempre em diálogo com a criança e o adolescente a fim de se interessar pelo que se passa na vida dela para que, caso essa situação ocorra, ela se sinta segura para denunciar esse tipo de situação”, afirmou a psicóloga da Gerência da Rede de Atenção Psicossocial (Graps) da SES-TO, Karla Joane Silva.
A responsável pelo Serviço de Atenção Especializada à Criança em Situação de Violência (Savi), do Hospital Geral de Palmas (HGP), Camila Coelho Bittar, relatou que “o abuso sexual deixa grandes consequências na vida da criança e do adolescente. É preciso estar atento, porque quando acontece, existe a mudança de comportamento, pode ficar diferente emocionalmente, muda o desempenho escolar. Por isso, é importante buscar ajuda, para acolher o mais rápido possível a vítima. É crime, é preciso denunciar, não se omita caso ocorra qualquer tipo de abuso, seja físico ou emocional”.
Onde buscar ajuda?
No Tocantins, adolescentes e crianças que sofrem ou já sofreram diversas situações de violência, seja física, psicológica, sexual, como também negligência e maus-tratos, podem ser acolhidos nos Serviços de Atenção Especializada à Criança em Situação de Violência (Savi), que atende crianças de 0 a 14 anos e também no Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis) que acolhe as pessoas de todas as idades e sexo. Nos atendimentos, as vítimas são acolhidas com atendimento humanizado e especializado das equipes multidisciplinares, das áreas de serviço social, da psicologia, pediatria, ginecologia, farmácia, clínica geral e enfermagem.
Endereços
Hospital Geral de Palmas (HGP) - Serviço de Atenção Especializada à Criança em Situação de Violência (Savi), 201 Sul - Av. Ns1, Conj. 02, Lote 02 - Plano Diretor Sul, Palmas - TO, CEP: 77015-202. Telefone: 3218-7874. Aberto todos os dias, 24 horas. Atende crianças de 0 a 14 anos que sofrem ou já sofreram algum tipo de violência.
Hospital Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) - Serviço de Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis).Quadra 104 Norte, Rua NE 05 Lotes 31/41 - Plano Diretor Norte. CEP: 77006-020. (63) 3218-7786. Todos os dias, aberto 24 horas. Atende todas as pessoas em situação de Violência Sexual (Independente do sexo e da idade).
Hospital Materno Infantil Tia Dedé (HMITD) – Serviço de Atenção à Pessoa em Situação de Violência Sexual (Savis), Porto Nacional, Rua Raquel de Carvalho, n° 320, Centro. Telefone: (63) 3363-8325. Todos os dias, aberto 24 horas. Atende todas as pessoas em situação de Violência Sexual (Independente do sexo e da idade).
Hospital Regional De Augustinópolis (HRAUG) - Serviço de Atenção à Pessoa em Situação de Violência Sexual (Savis), Endereço: Rua Amazonas, S/N - St. Central, Augustinópolis - TO, CEP: 77960-000. Telefone (63) 3456-1313. Aberto todos os dias, das 7 às 19 horas. Atende todas as pessoas em situação de Violência Sexual (Independente do sexo e da idade).
Hospital Regional de Gurupi (HRG) - Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis). Endereço: R. Pres. Juscelino Kubitschek, 1541 - St. Central, Gurupi - TO, CEP: 77405-110. Atende todas as pessoas em situação de Violência Sexual (independente do sexo e da idade). Aberto de segunda a sábado, das 7 às 19 horas.
Mín. 22° Máx. 33°