A Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea) chega ao sexto mês de existência com passos firmes rumo à estruturação da cadeia produtiva do setor no Tocantins.
O desafio de formar uma equipe técnica especializada foi cumprido neste período e as metas e os objetivos da pasta começaram a ser alcançados. A aproximação ao Governo Federal também tem gerado resultados positivos e atraído a atenção para o Estado.
O Tocantins foi o local escolhido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) para sediar o 1° Encontro Nacional Sobre Pegada de Carbono na Aquicultura. Isso foi possível após visita da secretária Miyuki Hyashida a Brasília-DF, no mês de junho deste ano, onde se encontrou com o ministro André de Paula e a secretária nacional da aquicultura, Tereza Nelma.
O evento está sendo organizado conjuntamente pelo MPA, pela Sepea e pela Embrapa Pesca e Aquicultura. A previsão é de que o Encontro seja realizado no início do mês de outubro.
Segundo o entendimento da comissão organizadora, a aquicultura possui um forte engajamento socioambiental e econômico e, por isso, é importante haver uma discussão específica sobre sustentabilidade e pegadas de carbono. Neste sentido, os organizadores acreditam que o evento será um marco, ao colocar um olhar técnico e científico sobre essas questões tão relevantes e atuais.
Mín. 22° Máx. 27°