O Governo do Tocantins inicia o ano de 2024 com uma perspectiva de maior projeção no segmento do turismo, uma vez que o Estado é uma das rotas que subsidiaram o crescimento do segmento no País.
Só no Tocantins, a movimentação financeira foi de mais de R$ 500 milhões, resultado da visita de cerca de 700 mil turistas ao Jalapão, além da temporada de praia.
Segundo a Associação Internacional de Congressos e Convenções, (ICCA na sigla inglesa), um dos principais indicadores do segmento, o Brasil representou um aumento de 15,4%, enquanto o total de eventos realizados no mundo cresceu 10,8%, evidenciando, assim, o fortalecimento do turismo de eventos.
Os parâmetros internacionais podem ser repercutidos também no Estado do Tocantins, que ganhou repercussão com a Temporada de Praia e visitas aos pontos turísticos do Estado longo de 2023.
“Com certeza, os eventos sempre impactam positivamente para o turismo, em especial para a hotelaria”, comemora o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH Tocantins), Marcos Koche, revelando que, a depender da atividade, como os shows, a ocupação em seu empreendimento registra aumento de 30% a 45%.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/TO), Wilanildo de Almeida Pinheiro, os estabelecimentos se beneficiam do aumento do fluxo de clientes que buscam uma opção de lazer antes ou depois dos eventos musicais. “Além disso, os shows geram emprego e renda para os profissionais envolvidos na produção, divulgação e realização das apresentações”, afirma, lembrando que os eventos contribuem para a valorização da cultura e da identidade regional, atraindo turistas.
Aprovação
Durante aNoite Gospel, evento que encerrou calendário de shows e festivais organizados e apoiados pela gestão Wanderlei Barbosa, a Capital tocantinense confirmou sua vocação para o turismo de eventos que foi aprovada, principalmente, pelos vendedores ambulantes.
Este é o caso da vendedora ambulante Caroline Silva, que comemora cada oportunidade de vender seus espetinhos. “O retorno nosso é muito bom, principalmente em função do grande número de eventos que ocorreram em Palmas neste ano”, contou.
Segundo a presidente da Associação dos Ambulantes de Palmas, Célia Brito, 36 trabalhadores foram para a Praça dos Girassóis. “A ideia da virada evangélica foi muito boa, é uma renda extra para os ambulantes e só temos a agradecer ao governador Wanderlei Barbosa”, afirmou.
Realização de sonhos
O trabalho como ambulante também pode vir cercado por propósitos maiores, este é o caso de Patriane Rodrigues e Wallison Fernandes, que atuam como ambulantes em eventos para pagar o casamento. A venda de brinquedos brilhantes e coloridos atrai crianças presentes em eventos familiares, como aNoite Gospel. “Adoramos trabalhar assim e vendemos muito”, comemorou Patriane.
“O governador Wanderlei Barbosa sabe que os eventos trazem enorme movimentação para a cidade, impactando prestadores de serviços diretos e indiretos”, pontuou o secretário de Turismo Hercy Filho, ressaltando que a proposta do Governo do Tocantins é de mais investimentos para setor a fim de atrair maior número de turistas e assim fortalecer, principalmente, a geração de emprego e renda.
Mín. 22° Máx. 36°