
O Governo do Tocantins publicou, noDiário Oficial do Estado(DOE) dessa segunda-feira, 12, o Decreto nº 7.076, com a autorização do funcionamento do curso de bacharelado em Psicologia pelaUniversidade Estadual do Tocantins (Unitins) a ser ofertado no câmpus Palmas. A aprovação marca uma etapa essencial e decisiva no processo de implantação da nova graduação, reforçando o compromisso do Governo e da Unitins com a expansão da oferta de ensino superior público e de qualidade no estado.
Com a autorização, a Unitins se torna a primeira instituição pública de ensino superior a ofertar o curso de psicologia na capital Palmas.
"Cumprir o rito da aprovação pelos órgãos competentes nos traz mais segurança e a certeza que a Unitins, além de cumprir todas as determinações processuais para a legalização dos seus cursos, também mostra o fortalecimento da área da saúde no Tocantins com o apoio do governador Wanderlei Barbosa”, frisou o reitor da Unitins, professor Augusto Rezende.
Conforme a pró-reitora de Graduação da Unitins, professora Alessandra Ruíta Czapski, “a aprovação do curso com nota 4,08 mostra todo empenho e competência da instituição para espelhar o compromisso com a qualidade do ensino público de nível superior do Estado do Tocantins”. Alessandra reiterou que o resultado positivo reflete o empenho coletivo e a competência das equipes envolvidas.
Visita do CEE
Nos dias 1º e 2 de dezembro de 2025, a Unitins recebeu a comissão avaliadora do Conselho Estadual de Educação (CEE), responsável por analisar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), a matriz curricular, a infraestrutura física, a metodologia de ensino e o corpo docente proposto para a graduação.
Já o primeiro vestibular para o curso foi realizado em dezembro de 2025 com a oferta de 41 vagas e previsão para início das aulas em fevereiro de 2026.
Mín. 21° Máx. 32°