Terça, 13 de Janeiro de 2026
21°C 32°C
Palmas, TO
Publicidade

Ritmo de folia, de samba e muita diversão marcam o pré-Carnaval na Madre Deus, no primeiro dia do ano

O evento, que marca a temporada pré-carnavalesca em São Luís, teve apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma),...

02/01/2026 às 11h28
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Público prestigia primeiro grito de Carnaval do ano (Foto: Handson Chagas)
- Público prestigia primeiro grito de Carnaval do ano (Foto: Handson Chagas)

O ano começou em ritmo de folia em São Luís. Um dos bairros mais tradicionais e boêmios da capital maranhense, Madre Deus, deu o pontapé para a maior festa popular brasileira: o Carnaval. O ritmo intenso do samba, a diversão e as cores vibrantes típicas do Carnaval ecoaram, nesta quarta-feira (1), pelas ruas da Madre Deus. 

“Madre Deus é o berço da cultura. Quer se divertir, vem pra cá. É muito bom. A segurança é 100%. Aqui é só alegria”, disse a agente de saúde, Kátia Solange. 

O evento, que marca a temporada pré-carnavalesca em São Luís, teve apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), e foi organizado pelo grupo Máquina de Descascar’Alho, que há quatro décadas comanda a festa naquela comunidade. 

“O pré-Carnaval já começou na Madre Deus, comemorando os 40 anos da Máquina de Descascar’Alho. O público abraçou e está participando. É o nosso termômetro. Temos dois palcos preparados pela Secma, o que nos deixa muito honrados nesse 1º de janeiro. É um pré-Carnaval de muita sonoridade, de muita alegria”, destacou o fundador da Máquina de Descascar’Alho, Silvério Costa. 

A festa ocorreu em dois locais principais do bairro: o Largo de São Jorge, ao lado da Casa Barrica, e o Ponto de Fuga. Além dos shows, o público acompanhou o tradicional arrastão de blocos culturais pelas ruas, que transforma cada esquina em extensão da festa.

No palco São Jorge, rufaram os tambores do Tambor de Crioula Toque dos Bandeirantes, além das apresentações da Confraria do Copo, do Grupo Sindicato do Samba e do Bloco Os Vagabundos do Jegue. 

Já no Ponto de Fuga marcaram presença os Blocos Os Fuzileiros da Fuzarca e Ritmistas Unidos da Madre Deus. Seguiram com a animação a Escola de Samba Turma do Quinto, Grupo Tô Di Mais, o Bicho Terra e a Máquina de Descascar’Alho.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários