
O ano de 2026 começou de maneira especial para o casal Ronilson Gairo Coelho, de 41 anos, e Romélia Gomes Lisboa Ferreira, de 35 anos, ambos do município de Cururupu, região norte maranhense. Maria Júlia nasceu na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), unidade de referência para partos de alto risco da Secretaria de Estado da Saúde (SES), às 01h50, com 3,340 kg e 40 cm.
“Primeiramente, queria agradecer a Deus por ter conseguido ter parto normal. Também queria agradecer à equipe, que foi bem atenciosa e precisa naquele momento, prestando todo o suporte que eu precisava. Eu não esperava que seria a mãe do primeiro bebê de 2026”, disse Romélia Gomes Lisboa Ferreira.
A supervisora administrativa da MACMA, Terezinha de Jesus Almeida, comentou sobre a importância do trabalho conjunto da equipe multiprofissional. “Nós somos uma maternidade de alta complexidade, com um grande número de profissionais de várias especialidades. O nosso objetivo aqui é oferecer um atendimento de qualidade para os nossos usuários, especialmente as mães e seus bebês”, afirmou.
Durante a gestação, Romélia foi diagnosticada com pressão alta. Rotineiramente, o casal precisava vir a São Luís, e contou com o serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) do município para que as etapas do pré-natal, o parto e o pós-parto acontecessem de forma segura.
No dia 14 de dezembro, o casal se mudou para São Luís para que os acompanhamentos fossem mais constantes até o nascimento de Maria Júlia. “A emoção é grande, também por estar realizando algo que era um sonho, o de ter uma filha mulher”, comentou Romélia.
Ronilson e Romélia têm outros dois filhos, de 16 e 14 anos, que já estão na expectativa para conhecer a irmãzinha. “Para mim, foi uma grande alegria, porque ela falou que não ia conseguir, mas, graças a Deus, ela conseguiu e venceu”, acrescentou Ronilson.
Além de Maria Júlia, também nasceram neste 1º de janeiro de 2026 um bebê às 02h44, na Maternidade Humberto Coutinho; outro às 04h55, na Maternidade de Paço do Lumiar; e uma terceira criança às 05h27, na Maternidade Benedito Leite. No interior do estado, também foi registrado o nascimento de um bebê no Hospital Regional de Balsas.
Mín. 21° Máx. 32°