
Entre reformas, ampliações e novas construções, a segurança pública do Maranhão é fortalecida com a ampliação das forças do sistema em todo o estado. O governo avança com a expansão e fortalecimento do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). Este ano foram 16 grandes obras em andamento e já inauguradas com novas sedes de batalhões e de colégios militares.
As ações integram uma série de investimentos, que também contempla equipamentos, viaturas e medidas voltadas à valorização do efetivo. O foco é tornar mais eficiente o trabalho da corporação nas ações de prevenção, combate a incêndios e atendimento a ocorrências, norteando as perspectivas para 2026.
A nova sede do Comando Geral, em São Luís, está entre os principais projetos. O prédio, localizado nas proximidades do Terminal Rodoviário, terá mais de 20 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em três pavimentos, com salas administrativas, alojamentos, refeitório, banheiros, estacionamento, áreas adaptáveis e estrutura com acessibilidade. A atual sede, no bairro do Bacanga, continuará em funcionamento para atender a região central da capital.
Um marco em estrutura física, que terá reflexo no operacional da corporação, avalia o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto. “Estamos falando de um investimento histórico, que garante melhores condições de trabalho aos bombeiros e reflete diretamente na qualidade do serviço prestado à população maranhense. Certamente, tivemos um ano com muito a comemorar, no que se refere à expansão do Corpo de Bombeiros”, afirmou.
Ainda em São Luís, segue a construção da nova sede da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), responsável por vistorias e inspeções, que passará a funcionar no bairro Sítio Leal, Coroadinho, ampliando a capacidade de atendimento do setor.
Em Imperatriz, segunda maior cidade do estado, haverá um novo batalhão de bombeiros. O município já conta com o 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM), que terá reforço na estrutura operacional com a nova unidade.
Em Grajaú, o governo prossegue a construção da nova sede da 6ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (6ª CIBM), em parceria com a prefeitura. A unidade vai atender tanto a população local quanto moradores de municípios vizinhos. “A interiorização das nossas unidades é estratégica para reduzir o tempo de resposta e salvar mais vidas”, destacou o comandante-geral.
Somam-se a estes investimentos o apoio para intensificar operações de busca, resgate, salvamentos (aquáticos e terrestres), combate a incêndios e atendimentos a emergências realizadas pela corporação ao longo do ano. O Corpo de Bombeiros se destacou ainda pelo seu trabalho social com os projetos Bombeiros Mirim, Melhor Idade e a Terapia Assistida com Cães; e na promoção da educação, com as oportunidades da rede do Colégio Militar 2 de Julho.
Mais melhorias
Outros municípios também foram contemplados. Barreirinhas passou a contar com o 13º Batalhão de Bombeiros Militar (13º BBM) em nova sede; Colinas recebeu o 18º Batalhão de Bombeiros Militar (18º BBM); e Bacabeira foi contemplada com a 2ª Companhia de Busca e Salvamento.
Na capital e região metropolitana, diversas unidades passam por reformas e ampliações, como os batalhões de Busca e Salvamento (BBS-Águias), de Emergência Médica (BBEM), o 1º e o 2º Batalhão de Bombeiros Militar, a Academia de Bombeiro Militar Josué Montello (ABM) e a sede da 1ª Companhia Especializada em Combate a Incêndio Urbano (1ª CIEBM). Em Paço do Lumiar, ocorre a reforma do 2º BBM, enquanto em São José de Ribamar está em construção a nova sede do 10º Batalhão de Bombeiros Militar. Já em São Mateus, seguem as obras de reforma do 20º BBM.
Além da infraestrutura física, o Governo do Maranhão também reforçou a frota e os equipamentos da corporação. Novas viaturas administrativas e operacionais foram entregues para unidades do Comando de Área Sul, em Imperatriz, e para o Batalhão de Busca e Salvamento, em São Luís.
“O investimento em viaturas e equipamentos modernos é fundamental para dar suporte às nossas equipes. Tudo isso faz parte de um planejamento estratégico da gestão estadual, que prioriza a segurança da população e a valorização do bombeiro militar”, concluiu o coronel Célio Roberto.
Mín. 21° Máx. 32°