
Para reforçar as medidas de prevenção a acidentes e resposta às emergências, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) realizou vistoria no Circuito Reveillon, na avenida Litorânea, nesta terça-feira (30). O alvo foram as estruturas montadas para o evento, como palcos, camarotes, sistemas elétricos, de luz e som, entre outros. A operação prossegue até encerramento das festividades e mobiliza as forças de Segurança Pública.
Na ocasião, as equipes verificaram itens como estabilidade das estruturas, dimensionamento e sinalização das rotas de fuga, acessos para viaturas de emergência, além da presença e validade dos equipamentos de combate a incêndio. Também foram avaliadas as instalações elétricas e de iluminação, com atenção especial à proteção de cabos, quadros de energia e geradores, a fim de prevenir curtos-circuitos e sobrecargas que possam causar acidentes.
O secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), Maurício Martins, conduziu a vistoria e destacou que o trabalho complementa a mega operação, envolvendo uma série de ações voltadas à segurança do público, nesta tradicional festa da virada. “Contamos com uma força-tarefa do sistema de Segurança, que estará atuante no pré, durante e pós festividade, com foco na prevenção de acidentes e na resposta rápida a emergências”, enfatizou o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, que acompanhou a vistoria.
Além da fiscalização técnica, os bombeiros orientaram os responsáveis pelos espaços sobre ajustes necessários, boas práticas de segurança e cumprimento das normas, durante todo o período do evento. O monitoramento continuará de forma preventiva, com equipes de prontidão para pronta resposta em caso de qualquer ocorrência e para garantir um ambiente aos trabalhadores e público.
"Nosso objetivo principal é evitar riscos e assegurar que a população possa celebrar a chegada do novo ano com tranquilidade", ressaltou o tenente-coronel José Lisboa. Ele acrescenta o trabalho criterioso para minimizar qualquer possibilidade de incidente. A Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), órgão de perícia da corporação, coordena esse trabalho para garantir que todas as instalações estejam em conformidade com as normas de segurança exigidas.
A operação Boas Festas tem atuação integrada Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Centro Tático Aéreo (CTA), Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp), Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e Perícia Oficial.
Plano de operação
Durante a festa da virada, o efetivo do Corpo de Bombeiros será reforçado ao longo de toda a avenida Litorânea. As equipes estarão distribuídas em pontos estratégicos, com viaturas, ambulâncias e profissionais capacitados para atendimentos pré-hospitalares, salvamentos aquáticos e combate a princípios de incêndio.
Além do atendimento direto ao público, os bombeiros também atuarão em parceria com outros órgãos de segurança e defesa civil, garantindo uma ação integrada. Essa cooperação facilita a comunicação e agiliza a tomada de decisões em situações que exigem resposta imediata.
Após o encerramento das festividades, o trabalho dos bombeiros segue com ações de desmobilização e monitoramento da área. As equipes permanecem de prontidão para atender possíveis ocorrências relacionadas à dispersão do público e à desmontagem das estruturas utilizadas no evento.
Mín. 21° Máx. 32°