Segunda, 24 de Agosto de 2026
21°C 38°C
Palmas, TO
Publicidade
Banner Publicitário

Congresso isenta IPVA de veículos com mais de 20 anos

Emenda constitucional foi promulgada nesta terça-feira

09/12/2025 às 20h26
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
© Joédson Alves/Agência Brasil
© Joédson Alves/Agência Brasil

O Congresso Nacional promulgou hoje (9) a Emenda Constitucional 137/25 que isenta veículos com 20 anos ou mais de fabricação do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O texto foi aprovado pelo Senado em março de 2024 e pela Câmara dos Deputados na última terça-feira (2).

A emenda altera o artigo 155 da Constituição para proibir a cobrança do imposto sobre carros de passeio, caminhonetes e veículos de uso misto com mais de duas décadas de uso. O texto também estende a imunidade a micro-ônibus, ônibus, reboques e semirreboques.

Continua após a publicidade
Anúncio

Segundo o presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), a medida “elimina uma distorção que penalizava as famílias mais pobres”.

“Estamos falando de trabalho, de sustento, de mobilidade básica, de gente que depende de carro para garantir o pão de cada dia, de gente que não tem um veículo antigo porque quer, mas porque necessita e precisa", afirmou.

"Um automóvel com mais de 20 anos não é, efetivamente, símbolo de riqueza. É símbolo de necessidade e é, muitas vezes, a única ferramenta para não perder o emprego, para levar um filho à escola, para ir a uma igreja ou para chegar ao serviço na hora”, completou Alcolumbre.

Continua após a publicidade
Anúncio
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lideranças políticas nordestinas reafirmam apoio a Vicentinho e convocam Tocantins para convenção histórica
Apoio Há 3 semanas Em Política

Lideranças políticas nordestinas reafirmam apoio a Vicentinho e convocam Tocantins para convenção histórica

Na véspera da convenção que oficializará a candidatura de Vicentinho Júnior ao Governo do Tocantins, lideranças políticas e comunitárias de origem nordestina participaram, na manhã desta terça-feira (4), de encontro, em Palmas, para reafirmar apoio ao projeto e mobilizar a população para o evento que acontece nesta quarta-feira (5), às 17 horas, no estacionamento do Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto, em Palmas.
Vicentinho defende solução para garantir atendimento no Hospital Dom Orione e apresenta propostas
Saúde Há 3 semanas Em Política

Vicentinho defende solução para garantir atendimento no Hospital Dom Orione e apresenta propostas

A possibilidade de interrupção dos atendimentos no Hospital Dom Orione, em Araguaína, levou o pré-candidato ao Governo do Tocantins, Vicentinho Júnior, a defender uma solução permanente para dar estabilidade financeira às unidades que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Embora uma decisão judicial tenha determinado a continuidade dos serviços, o hospital recorreu da decisão, mantendo a preocupação sobre a continuidade do impasse.
Encontro no Palácio do Comércio debaterá o futuro de Imperatriz e o desenvolvimento do Maranhão
Imperatriz-MA Há 2 meses Em Política

Encontro no Palácio do Comércio debaterá o futuro de Imperatriz e o desenvolvimento do Maranhão

Evento marcado para o dia 03 de julho convoca lideranças e a população para um diálogo focado no papel estratégico da cidade para o estado.
Vicentinho Júnior vistoria obras do Centro Esportivo Comunitário em Luzimangues e reforça compromisso com o esporte e o lazer no Tocantins
Vicentinho Júnior Há 2 meses Em Política

Vicentinho Júnior vistoria obras do Centro Esportivo Comunitário em Luzimangues e reforça compromisso com o esporte e o lazer no Tocantins

Investimento de R$ 1,5 milhão, viabilizado por articulação do deputado federal, transforma antigo lote baldio em espaço de lazer e convivência para a comunidade.