Sexta-feira, agosto 19, 2022
spot_img

Senado aprova indicação de José Dornelles para a embaixada do Brasil na Indonésia

Diplomata defendeu que o Brasil precisa se integrar mais às cadeias econômicas dinâmicas do sudeste asiático

Com 40 votos a favor, 1 contrário e 2 abstenções, o Plenário do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (11) a indicação do diplomata José Amir da Costa Dornelles para exercer o cargo de embaixador do Brasil na Indonésia. A aprovação da indicação será comunicada à Presidência da República.

O diplomata ingressou no Curso Preparatório para a Carreira Diplomática do Instituto Rio Branco em 1976 e se tornou terceiro-secretário em 1977. Dentre as funções desempenhadas por José Dornelles estão: assistente da Divisão de Política Comercial (1989-1991); assistente da Secretaria de Relações com o Congresso (1992-1993); conselheiro na embaixada em Caracas (1997-2001); ministro-conselheiro na Embaixada em Montevidéu (2006-2008); assessor e subchefe do Cerimonial (2008-2011); chefe de gabinete da Subsecretaria-Geral Política (2011-2013); embaixador em Dili, Timor-Leste (2013-2016); e, desde 2016, cônsul-geral em Assunção.

Durante a sabatina realizada em setembro, o diplomata sustentou que o Brasil precisa se integrar mais às cadeias econômicas dinâmicas do sudeste asiático, buscando aumentar as exportações e otimizar ganhos em uma das regiões que mais crescem de forma consistente em todo o mundo. Também ressaltou que os dois países possuem semelhanças em sua biodiversidade.

“A Indonésia tem a terceira maior floresta tropical do mundo, o que pode facilitar convênios com o Brasil. Isso também pode ser um fator de cooperação e de aproximação entre os países porque os problemas que nós temos aqui eles também têm lá da mesma natureza. Por ter essa cobertura de floresta tropical, eles têm uma grande biodiversidade e pode haver cooperação nessa área”, disse Dornelles à época.

- Publicidade -
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

POPULARES