Domingo, agosto 14, 2022

Segundo dia de apresentações do espetáculo ‘Notáveis’ emociona comunidade de Palmas

O segundo dia de apresentações do espetáculo ‘Notáveis’, do Balé Popular do Tocantins, reuniu mais de 500 pessoas, em cada uma das duas sessões no Theatro Fernanda Montenegro, em Palmas, neste sábado, 23. A emoção tomou conta da comunidade que assistiu às diversas performances que abordaram personalidades marcantes da história.

A noite ficou por conta dos estudantes do polo do Balé da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, de Palmas. Entre as apresentações, as personalidades destacadas foram as mais diversas, deste Monteiro Lobato, passando por Santos Dummond, Ariano Suassuna, Paulo Freire e diversos outros ícones da música, história e poesia.

Esse é o segundo espetáculo do Balé Popular do Tocantins que a estudante Gleicy Borges assiste. “Ano passado eu assisti e adorei. Este ano eu voltei porque não posso perder a oportunidade de ver arte de perto. Esse é um espaço que tem talento tocantinense a mostra e a comunidade precisa valorizar”, pontuou.

Já a Evellyn Nascimento é uma mãe que conhece o Balé Popular do Tocantins e está feliz com o desempenho de seu filho, Alexandre, nas apresentações do projeto. “É emocionante pra mim, como mãe, ver meu filho brilhando não só no espetáculo, mas na vida. Os aprendizados durante as aulas mostram a evolução pessoal dele, a postura, a forma como ele se expressaa e todo o conjunto que soma para a formação dele”, frisou.

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Adriana Aguiar, também prestigiou as apresentações e pontuou a importância do Balé Popular do Tocantins na formação dos estudantes. “Este é um projeto que transforma vidas por meio da arte. Além da dança, eles aprendem conteúdos interdisciplinares que a gente pode vislumbrar com as apresentações do espetáculo ‘Notáveis’. O Balé é uma iniciativa importante pois contribui para a formação integral dos estudantes”.

Apresentações

A bailarina Mariana Marinho, de 15 anos, faz parte do Balé Popular do Tocantins há 6 meses e contou os aprendizados que têm. “Realizamos um trabalho que envolve diversas áreas. Por exemplo, para este espetáculo, estudamos a vida das personalidades que são destaque, no meu caso o Vincent Van Gogh. O mais legal é que incorporamos a essência deles para depois iniciar os ensaios”, comentou.

Jefferson Marques, professor do Balé Popular, destacou a dedicação dos estudantes durante todo o ano para a realização do Espetáculo ‘Notáveis’. “Antes de iniciarmos a preparação técnica, os estudantes estudaram as personalidades e foi feito um trabalho com muitos ensaios para que os 150 estudantes do polo da Escola Elizângela viessem apresentar personalidades como Frida Kahlo, Dona Raimunda Quebradeira de côco entre tantos outros”, finalizou.

Projeto 

O projeto do Governo do Estado, realizado pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), oferece aulas gratuitas de dança a crianças, adolescentes e jovens da Capital. A iniciativa visa identificar, formar e valorizar talentos, além de fomentar a dança no Estado. O Balé Popular do Tocantins conta com cinco polos: Escola Estadual de Tempo Integral Elizângela Glória Cardoso, Colégio Cívico-Militar de Palmas – Unidade II, Escola de Tempo Integral Rachel de Queiroz, Escola Estadual Frederico José Pedreira e Escola Estadual de Tempo Integral Vila União. A companhia representa o Estado em eventos, festivais e mostras pelo País.

- Publicidade -- Publicidade -
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

POPULARES