Quinta-feira, agosto 11, 2022

Novos pacotes de borracha aparecem no litoral de São Luís

Fardos foram encontrados na segunda-feira (21) na Praia de São Marcos; Altas temperaturas e a oxidação da luz solar danificam o material que pode causar impacto ao meio ambiente.

Na segunda-feira (21) foram encontrados mais fardos de borracha na areia da praia de São Marcos, em São Luís. Um dos pacotes estava danificado pela ação do mar e a elasticidade estava se desprendendo do produto.

Os fardos começaram a surgir nas praias em São Luís há mais de um ano. Eles também foram encontrados nas cidades litorâneas de Cururupu, Santo Amaro, Paulino Neves e Cândido Mendes.

Ao chegar na região das praias, dois fatores ambientais incidem sobre os fardos, as altas temperaturas e a oxidação da luz solar podem causar impacto ao meio ambiente.

Segundo o doutor em geociência, Leonardo Lima, é preciso retirar os fardos da praia o mais rápido possível para amenizar o impacto ambiental causado pela degradação do produto.

“Ele [pacote], fisicamente, não tem grande problema com a população, quanto a encostar o dedo. Mas esse material vai se deteriorar nas praias, vai começar a se transformar cada vez mais em pedaços menores e contaminar todos os organismos da praia”, explica o oceanógrafo.

Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará descobriram a origem dos fardos de borracha durante um estudo sobre as machas de óleo que atingiram as praias do Nordeste. Eles encontraram um fardo com inscrições em alemão e conseguiram provar que durante a 2ª Guerra Mundial um navio germânico carregado com esses fardos foi bombardeado e naufragou próximo a costa brasileira.

- Publicidade -- Publicidade -
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

POPULARES