Geral Governo
Mães de bebês internados na UTI Neonatal participam de piquenique no Hospital Macrorregional de Santa Inês
Ação fez parte da Campanha Novembro Roxo, mês dedicado à conscientização sobre a prematuridade e o cuidado com bebês que nascem antes de completar ...
01/12/2025 16h35
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão

Mães de bebês internados na UTI Neonatal vivenciaram uma tarde de lazer e interação durante o piquenique organizado pelo Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês. A unidade integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciada pelo Instituto Acqua. A ação fez parte da Campanha Novembro Roxo, mês dedicado à conscientização sobre a prematuridade e o cuidado com bebês que nascem antes de completar 37 semanas de gestação.

A ação foi organizada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP). A iniciativa proporcionou um momento de acolhimento e sensibilidade para mães que enfrentam diariamente a rotina intensa do cuidado neonatal. O piquenique aconteceu na área externa da unidade, em um espaço arborizado que ofereceu um ambiente de tranquilidade.

A enfermeira do NEP Thályssa Carvalho destacou a importância de criar oportunidades de escuta, fortalecimento emocional e compartilhamento de experiências entre as mães, reforçando o compromisso com práticas humanizadas.

Continua após a publicidade

“A Campanha Novembro Roxo vem para nos lembrar que temos que ter esse olhar mais cuidadoso voltado para as mães de bebês prematuros. Elas enfrentam muitas dificuldades durante o período de internação, são muitos sentimentos envolvidos. Então, promovemos esse momento para que elas possam esquecer um pouco a rotina exaustiva, sejam ouvidas, troquem experiência com outras mães e também recebam orientações sobre a prematuridade”, afirmou.

Patrícia Silva de Castro, 37 anos, do município de Zé Doca, é mãe da pequena Raíssa, de 4 meses, nascida com 28 semanas. "Achei o piquenique maravilhoso. É difícil para a gente esse ambiente hospitalar, então é bom ter esse incentivo. Me identifiquei muito com as histórias compartilhadas, que nos motivam, apesar das dificuldades. Isso é muito bom, pois mostra que existem pessoas que lutam pela nossa causa, a dos bebês prematuros. Tinha informações que eu ainda não conhecia".

A atividade contou ainda com a presença de uma representante da ONG da Prematuridade de Santa Inês, que também é mãe de prematuro. Em um diálogo sensível, ela compartilhou sua trajetória no materno infantil, relatando desafios, superações e a evolução atual de sua filha. A ação finalizou com a entrega de mimos e lembrancinhas às mães, além de lanches.