Geral Governo
Maranhão integra oficina nacional do Projeto de Federalização da RNDS
A superintendente de Saúde Digital da SES, Mayra Nina, destacou a importância da oficina e da transformação digital, para implementar uma tecnologi...
28/11/2025 12h26
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão

Em um cenário que reforça a integração de dados no SUS, a interoperabilidade entre sistemas de saúde, a continuidade do cuidado ao paciente, a segurança da informação, e a eficiência da gestão em saúde pública, a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão participou da 3ª Oficina do Projeto da Federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) – Etapa Estadual, entre os dias 25 e 26 de novembro, no Rio de Janeiro, com foco no domínio Informática e Informação. 

A superintendente de Saúde Digital da SES, Mayra Nina, destacou a importância da oficina e da transformação digital, para implementar uma tecnologia que atenda as múltiplas realidades das secretarias de estado da saúde. “O domínio abordado nessa oficina é o de Informação e Informática em saúde. Nesse contexto traz a questão de estruturação e infraestrutura, onde a gente vai conseguir a integração e interoperabilidade dos dados dos vários sistemas, tanto ministeriais quanto estaduais ou municipais, por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde”, frisou a representante do Domínio Governança. 

A Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI) do Ministério da Saúde, coordena o projeto com a participação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).

O projeto da Federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) visa integrar e compartilhar informações de saúde entre estados e, mais à frente, municípios. Para isso, a oficina promoveu, também, o debate sobre o mapeamento dos componentes de infraestrutura necessários para viabilizar a implementação e a arquitetura da Federalização na etapa estadual, além dos mecanismos de acesso aos dados da RNDS. 

“Nesta oficina, discutimos o domínio da informática em saúde, principalmente os aspectos técnicos e operacionais, como arquitetura, infraestrutura e o armazenamento dos dados. Aqui, também tratamos da conversão de dados em informação. Cabe ressaltar que a informação servirá de apoio aos gestores na tomada de decisões, aos profissionais de saúde na construção da jornada do paciente e ao cidadão, garantido que o histórico de saúde acompanhe sua trajetória nos diferentes níveis de atenção em saúde”, explicou a supervisora de Informática da SES, Renata Melo, representante do Domínio Informação e Informática.

Também representaram a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão na oficina: Violeta Maria Soares Filgueiras, especialista em saúde da SES (Domínio Institucional) e Andréa Cristina Gonçalves da Conceição, jornalista da Assessoria de Comunicação (Domínio Comunicação).

Na programação da oficina, os estados-piloto Santa Catarina, Piauí, Pernambuco, Goiás e Tocantins apresentaram ações desenvolvidas nos seus estados voltadas para infraestrutura e sustentação da Federalização da RNDS, com foco na estrutura tecnológica, conectividade, segurança e monitoramento. E, ainda, amplo debate sobre valor de uso dos Dados da RNDS, a Jornada de Dados do SUS Digital e a Jornada dos Dados no Território. 

O minicurso "Padrão FHIR no contexto da RNDS" promoveu a capacitação técnica sobre o padrão HL7 FHIR, interoperabilidade e aplicação prática da RNDS. Além dos representantes do Maranhão na oficina, membros do Grupo Multissetorial da RNDS das áreas de Informação e Informática participaram também do curso na modalidade on-line. 

Oficina
A oficina aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro, e contou com a participação da gestora estadual de saúde, Cláudia Mello e do subsecretário executivo de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Leonardo Ferreira; do secretário de Estado de Transformação Digital do Rio de Janeiro, Feu Braga; do representante do Departamento de Informação e Informática do SUS (DataSUS), Elivan Silva; do coordenador de Inovação de Informática e Saúde da Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI) do Ministério da Saúde, Josélio Queiroz,  além de Robson Matos, representando a Coordenação-geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS), Wilma Madeira, representando o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), do Felipe Ferré, representando o Conselho Nacional de Secretários de Estado de Saúde (Conass).

Termo de compromisso
O Maranhão integra a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). A Secretaria de Estado da Saúde (SES) assinou termo de adesão e compromisso com o Ministério da Saúde, em agosto deste ano. A RNDS conecta sistemas de saúde em todo o país, criando infraestrutura para o compartilhamento seguro e padronizado de dados. Já o projeto-piloto de federalização da RNDS foi realizado em oito estados (Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Piauí, Santa Catarina e Tocantins).