O governador Laurez Moreira definiu, nesta quinta-feira, 27, o procurador Marcos Antônio da Silva Modes como o novo procurador-geral de Contas do Tocantins para o biênio 2026/2027. A escolha ocorreu após análise da lista tríplice encaminhada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO).
A lista foi entregue ao governador no dia 17 de novembro pelo presidente do TCE/TO, conselheiro Alberto Sevilha, juntamente com o procurador-geral de Contas, Oziel Pereira dos Santos, e os procuradores José Roberto Torres Gomes, Marcos Antônio da Silva Modes e Zailon Miranda Labre Rodrigues, todos aptos ao pleito após eleição interna do Ministério Público de Contas (MPC).
Ao anunciar a decisão, o governador Laurez Moreira reforçou o caráter técnico do processo. “Agradeço ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público de Contas pela condução séria e democrática deste processo. Analisei a lista com responsabilidade e é justo reconhecer quem tem um histórico sólido de dedicação e seriedade. O doutor Marcos Antônio da Silva Modes sempre demonstrou correção, honradez e compromisso com o interesse público. Assim como os demais integrantes da lista, reúne todas as condições para assumir essa missão, e entendo que este é o momento de lhe dar essa oportunidade. Sua trajetória fala por si, e tenho confiança de que continuará contribuindo muito pelo Tocantins”, afirmou o governador, desejando ao novo procurador uma condução responsável e exitosa à frente do Ministério Público de Contas.
Marcos Antônio da Silva Modes assumirá a chefia do Ministério Público de Contas a partir de 2026.