Cidades Palmas - TO
Profissionais da Educação de Palmas participam de apresentação do programa ‘Zupt, a Energia da Vida’
Iniciativa busca promover eficiência energética e cidadania entre alunos da rede municipal
17/11/2025 18h22
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Palmas - TO

Profissionais da educação municipal participaram, na tarde desta segunda-feira, 17, da apresentação do programa educacional ‘Zupt, a Energia da Vida’. O evento, realizado no auditório da Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed), marcou a adesão de novas unidades de ensino ao projeto, que tem como objetivo formar cidadãos conscientes sobre o consumo de energia.

Voltado para educadores e estudantes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), o programa utiliza uma abordagem lúdica, com brincadeiras, gincanas e jogos, para ensinar sobre a importância de economizar energia e cuidar do meio ambiente.

“Nosso intuito é criar pequenos cidadãos conscientes de energia. Trazer para o mundo da criança a melhor forma de economizar energia, de cuidar do meio ambiente, tudo isso fazendo através de brincadeiras. Então, nada mais do que colocar na cabeça dos nossos pequenos estudantes a consciência para o mundo de amanhã”, explicou o analista de Eficiência Energética do Grupo Energisa, Lutiary Basílio, responsável pela apresentação da plataforma.

Continua após a publicidade

Ao todo, dez unidades de ensino de Palmas participam do ‘Zupt’. Cinco escolas já foram capacitadas no ano passado e outras cinco foram habilitadas para integrar o programa em 2025. A secretária municipal de Educação, Anice Moura, destacou a importância da iniciativa. “Ações como essa favorecem cada vez mais novos aprendizados, formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com as ações sustentáveis”, afirmou.

Kits pedagógicos

Durante o evento, foram entregues os kits pedagógicos do programa para as Escolas de Tempo Integral (ETI) que foram capacitadas em 2024, sendo elas: Anísio Spínola Teixeira, Cora Coralina, Eurídice Ferreira de Melo, Padre Josimo Moraes Tavares e Professor Fidêncio Bogo.

O programa, que já é aplicado em diversas cidades do País, disponibiliza conteúdos físicos e digitais alinhados com os objetivos do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), posicionando-se como uma ferramenta moderna no cenário da educação nacional.

Texto: Taygo Mello

Edição: Secom Palmas

Programa foi apresentado pelo o analista de Eficiência Energética do Grupo Energisa, Lutiary Basílio - Foto: Samuel Menezes