O Maranhão se destaca nacionalmente pela ampla oferta de serviços públicos à população. Com 117 unidades do VIVA/PROCON espalhadas por todas as regiões do estado, o Governo do Maranhão se consolidou como um dos estados com a maior rede de atendimento de emissão de documentos e serviços do Brasil, garantindo mais cidadania, comodidade e economia aos maranhenses.
Sob a gestão do Governo do Estado e do Governador Carlos Brandão, o VIVA/PROCON Maranhão realiza mensalmente uma média de 100 mil emissões de RG, além de oferecer outros serviços essenciais como CPF, Carteira de Trabalho Digital, Título de Eleitor, Balcão do Cidadão, atendimento ao consumidor e diversos outros.
Desde a implantação do novo formato da Carteira de Identidade Nacional (CIN), em janeiro de 2024, o Maranhão já emitiu mais de 1 milhão e meio de documentos, reforçando o compromisso do Governo do Estado em modernizar e ampliar o acesso aos serviços de identificação civil, de forma rápida, segura e descentralizada.
A expansão das unidades do VIVA/PROCON tem o principal objetivo de aproximar o cidadão dos seus direitos, evitando grandes deslocamentos até a capital e fortalecendo o atendimento descentralizado nos municípios. Essa presença descentralizada representa um avanço histórico na inclusão social e no acesso aos serviços públicos.
De acordo com a presidente do VIVA/PROCON MA, Karen Barros, o resultado é fruto de uma gestão comprometida com as pessoas e com o fortalecimento das políticas públicas de cidadania.
“O Maranhão hoje é referência nacional porque tem um governador que acredita nas pessoas. Cada unidade inaugurada representa dignidade, acesso e respeito ao cidadão maranhense. Nosso compromisso é continuar expandindo e modernizando esse atendimento, para que todos tenham seus direitos garantidos, onde quer que estejam”, destacou a presidente do órgão.
O Governo do Maranhão segue investindo na modernização e interiorização do atendimento, levando dignidade e facilitando a vida das pessoas, com um modelo de gestão que hoje é referência nacional em eficiência e cidadania.