Geral Governo
Governo do Maranhão incentiva candidatos do Enem com programa Destaque Universitário
Lançado pelo governador Carlos Brandão em abril, o programa incentiva estudantes na melhoria da aprendizagem, reconhecendo e valorizando o desempen...
07/11/2025 17h31
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão

A primeira etapa das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicada neste domingo (9), e o Maranhão figura entre os dez estados do país com maior número de participantes - mais de 200 mil inscritos. Em meio à expectativa dos estudantes, o Governo do Maranhão mostra seu compromisso com a educação, por meio do Programa de Incentivo Acadêmico: Bolsa Mérito e Prêmio Estudante Destaque Universitário. A iniciativa oferece apoio financeiro aos alunos com melhor desempenho em vestibulares e processos seletivos, como Enem, Sisu e Prouni.

Executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), o programa tem como público-alvo alunos que concluíram o ensino médio a partir de 2025, e conquistaram as melhores notas nos processos seletivos. O objetivo do apoio financeiro é incentivar o acesso ao ensino superior e assegurar aos jovens a permanência e conclusão nos cursos de graduação.

Por meio da iniciativa, são concedidos dois tipos de apoio, sendo a Bolsa Mérito, no valor mensal de R$ 1 mil, que é renovada a cada semestre até a conclusão do curso; e o Prêmio Estudante Destaque Universitário, pago em parcela única de R$ 1 mil. A cada seis meses, dez estudantes com as melhores classificações em vestibulares e processos seletivos de universidades públicas e privadas (via Prouni) são contemplados. Os cursos precisam ser presenciais e possuir nota máxima no Ministério da Educação (MEC). Nesta primeira edição, 28 jovens foram selecionados.

Continua após a publicidade

A ferramenta é estratégica para avanço da educação superior e valorização do mérito estudantil, aponta o presidente da Fapema, Nordman Wall. “Queremos que os jovens maranhenses saibam que o esforço e a dedicação têm reconhecimento. A Bolsa Mérito e o Prêmio Estudante são incentivos reais para que eles ingressem e permaneçam na universidade, garantindo que o talento não seja desperdiçado por falta de condições financeiras”, afirmou.

Entre os estudantes contemplados na primeira edição do programa, lançado este ano, a satisfação é evidente. Aprovada em Enfermagem no Unifacema, em Codó, Ayemily Leal Silva, ressaltou que a bolsa representa mais do que um auxílio financeiro. “Com esse apoio, posso me dedicar integralmente aos estudos sem me preocupar com despesas básicas. É um reconhecimento pelo esforço de tantos anos e um estímulo para continuar dando o meu melhor”, enfatizou.

Já Matteus Pinheiro, aprovado em Matemática no IFMA-Monte Castelo, em São Luís, contou que o programa foi decisivo para que ele mantivesse o sonho universitário. “Esse programa me mostrou que todo esforço e empenho nos estudos valem a pena. Esse auxílio é a chance de construir um futuro melhor e de retribuir o apoio da minha família e da minha escola. Espero que outros estudantes tenham essa alegria. Estudem e boa sorte”, enfatizou.

Incentivados também pelo programa estadual, milhares de estudantes maranhenses seguem confiantes em alcançar boas notas e, quem sabe, serem contemplados no Destaque Universitário e ter mais este reconhecimento pelos seus esforços. O apoio do Governo do Maranhão, por meio da Fapema, confirma que investir na educação é abrir caminhos para o desenvolvimento social e científico do estado. A segunda etapa de prova acontecerá no domingo (16).