Na última sexta-feira (31 de outubro), a Agência Executiva Metropolitana (Agem) reuniu-se com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fapead) para receber a versão preliminar do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana da Grande São Luís (PDDI).
A entrega ocorreu na sala de reuniões da reitoria da Uema e contou com a presença do presidente da Agem, Leônidas Araújo; do reitor da Uema, Walter Canales; e de professores que integram a equipe responsável pela elaboração dos produtos do PDDI.
Coordenado pelo professor e geógrafo Luiz Jorge Dias, o PDDI reúne as diretrizes que irão orientar o desenvolvimento urbano e regional dos 13 municípios que compõem a Região Metropolitana da Grande São Luís. Na ocasião, foram apresentados os quatro primeiros produtos consolidados do plano.
“Esses produtos representam um diagnóstico completo e atualizado sobre as situações territoriais, ambientais e econômicas, além do macrozoneamento desse grande território composto por 13 municípios. Apresentamos, ainda, os cenários prospectivos e uma colaboração substantiva para a nossa Região Metropolitana da Grande São Luís, que é o nosso primeiro Plano de Mobilidade Urbana”, destacou o docente.
Para o presidente da Agem, Leônidas Araújo, o PDDI tem como um de seus principais objetivos auxiliar as prefeituras na elaboração de seus planos diretores. “Este documento, construído em parceria e com o trabalho de dezenas de profissionais técnicos e docentes, é de suma importância para o desenvolvimento da região metropolitana”, pontuou.
O reitor Walter Canales ressaltou o caráter prático e pedagógico da iniciativa: “Professores e alunos estão indo além da teoria acadêmica com o PDDI, contribuindo com a sociedade e com o governo. Nada melhor do que essa ação, que envolve toda a Uema em um movimento de integração com a comunidade”.
Os produtos do PDDI estarão disponíveis para consulta pública nos sites da Agem ( https://agem.ma.gov.br/ ), Uema ( https://www.uema.br/ ) e das 13 prefeituras municipais a partir do dia 6 de novembro. As Consultas Públicas Territoriais ocorrerão, de forma presencial, em todas as 13 cidades da Região Metropolitana da Grande São Luís, a partir da segunda quinzena de novembro.