Geral Governo
Governo do Maranhão recebe preliminar do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado
Versão preliminar do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana da Grande São Luís foi entregue por representantes da Uema ...
03/11/2025 19h50
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão

Na última sexta-feira (31 de outubro), a Agência Executiva Metropolitana (Agem) reuniu-se com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fapead) para receber a versão preliminar do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana da Grande São Luís (PDDI).

A entrega ocorreu na sala de reuniões da reitoria da Uema e contou com a presença do presidente da Agem, Leônidas Araújo; do reitor da Uema, Walter Canales; e de professores que integram a equipe responsável pela elaboração dos produtos do PDDI.

Coordenado pelo professor e geógrafo Luiz Jorge Dias, o PDDI reúne as diretrizes que irão orientar o desenvolvimento urbano e regional dos 13 municípios que compõem a Região Metropolitana da Grande São Luís. Na ocasião, foram apresentados os quatro primeiros produtos consolidados do plano.

Continua após a publicidade

“Esses produtos representam um diagnóstico completo e atualizado sobre as situações territoriais, ambientais e econômicas, além do macrozoneamento desse grande território composto por 13 municípios. Apresentamos, ainda, os cenários prospectivos e uma colaboração substantiva para a nossa Região Metropolitana da Grande São Luís, que é o nosso primeiro Plano de Mobilidade Urbana”, destacou o docente.

Para o presidente da Agem, Leônidas Araújo, o PDDI tem como um de seus principais objetivos auxiliar as prefeituras na elaboração de seus planos diretores. “Este documento, construído em parceria e com o trabalho de dezenas de profissionais técnicos e docentes, é de suma importância para o desenvolvimento da região metropolitana”, pontuou.

O reitor Walter Canales ressaltou o caráter prático e pedagógico da iniciativa: “Professores e alunos estão indo além da teoria acadêmica com o PDDI, contribuindo com a sociedade e com o governo. Nada melhor do que essa ação, que envolve toda a Uema em um movimento de integração com a comunidade”.

Os produtos do PDDI estarão disponíveis para consulta pública nos sites da Agem ( https://agem.ma.gov.br/ ), Uema ( https://www.uema.br/ ) e das 13 prefeituras municipais a partir do dia 6 de novembro. As Consultas Públicas Territoriais ocorrerão, de forma presencial, em todas as 13 cidades da Região Metropolitana da Grande São Luís, a partir da segunda quinzena de novembro.