A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), participou da 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa LGBTQIAPN+, realizada de 21 a 24 de outubro em Brasília (DF). Ao longo dos quatro dias de programação, representantes de Palmas acompanharam debates e deliberações voltadas ao fortalecimento da política nacional LGBTQIAPN+.
A Seirdh teve participação concentrada no Grupo de Trabalho que tratou da produção de dados e mapeamentos sobre a população LGBTQIAPN+, reconhecendo a importância do diagnóstico preciso como base para o planejamento de ações que assegurem direitos e proteção a esse público. Nesse contexto, a Seirdh já articula com a Associação das Pessoas Trans e Travestis do Tocantins (Atrato) a implementação do CensoTrans no Município. A iniciativa visa identificar a realidade e as demandas prioritárias da comunidade T.
“Nossa participação na conferência reforça o compromisso de Palmas com políticas fundamentadas em evidências e diálogo com quem vive as realidades que buscamos transformar”, destacou o gerente de Gestão e Planejamento e responsável pela política LGBT do Município, Kaio Costa e Silva.
A 4ª Conferência Nacional LGBTQIAPN+ reuniu representantes de todos os estados brasileiros, incluindo movimentos sociais, pesquisadores e gestores públicos. “Com essa participação, a gente consegue ampliar o protagonismo da Capital tocantinense no cenário nacional e reafirmar a defesa dos direitos humanos como pilar da gestão municipal”, concluiu a técnica da Seirdh Wanda Citó. O evento reuniu cerca de 1.500 participantes, entre os quais 1.212 delegados eleitos com direito a voto, além de representantes dos 26 estados e do Distrito Federal, 76 conselheiros nacionais, cem convidados e cem observadores.
Texto: Kaio Costa
Edição: Juliana Matos