Cultura Tocantins
Secult lança chamamento para credenciamento dos Pontos de Cultura e anuncia Fórum e Teia Estadual Cultura Viva
Eventos serão realizados de 12 a 14 de dezembro, em Palmas, e visam fortalecer a Rede Cultura Viva e eleger delegados para a etapa nacional
17/10/2025 15h30
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Comissão Organizadora do Fórum e da Teia Estadual de Cultura Viva, lançou o Chamamento para Credenciamento dos Pontos de Cultura. Os eventos serão realizados de 12 a 14 de dezembro de 2025, com abertura oficial em Palmas e atividades em Taquaruçu (distrito de Palmas), e têm como objetivo promover a articulação entre os Pontos e Pontões de Cultura do Tocantins, além de eleger os representantes que participarão da etapa nacional da Teia Cultura Viva, que será realizada em Aracruz/ES, de 24 a 29 de março de 2026.

O credenciamento garante a representatividade dos Pontos de Cultura nas discussões e nas deliberações do Fórum Estadual da Política Nacional de Cultura Viva, fortalecendo a construção coletiva e democrática das políticas culturais no estado.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio de formulário eletrônico, disponível no link:Formulário de credenciamento dos Pontos de Cultura.

Continua após a publicidade

Os Pontos de Cultura do interior interessados em receber ajuda de custo para participação devem efetuar o credenciamento até 22 de outubro de 2025. A participação é aberta a todos os Pontos de Cultura reconhecidos nas esferas municipal, estadual e nacional, sendo permitido o credenciamento de um representante por instituição.

Criação da Comissão Organizadora

A realização do Fórum e da Teia Estadual está sendo conduzida pela Comissão Organizadora dos Pontos e Pontões de Cultura Viva do Tocantins, instituída pela Portaria nº 104/2025, de 8 de outubro de 2025.

A Comissão é composta por representantes da sociedade civil e do poder público, entre eles: Erval Benmuyal (Pontão Estadual Tambores do Tocantins), Darlan Soares, Andrea Lambertucci, Bruna Oliveira, Márcio Bello, Lêda Galvão Matias, Cícero Belém Filho, Antônio Miranda dos Santos (superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura/Secult) e Juscelino Alves de Oliveira (assessor técnico/Secult).

Entre suas atribuições estão a coordenação e a organização dos eventos; a promoção da gestão compartilhada entre entes públicos e sociedade civil; e a garantia de uma participação ampla, diversa e paritária, contemplando diferentes territórios e perfis de Pontos de Cultura: rurais, urbanos, indígenas, quilombolas e periféricos.

De acordo com o superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura da Secult, Antônio Miranda, o credenciamento é um passo essencial para fortalecer a rede cultural do Estado.

“A iniciativa assegura voz ativa nas discussões, nas deliberações e na construção coletiva das diretrizes do movimentoCultura Viva. Além disso, possibilita o intercâmbio de experiências e o reconhecimento das manifestações culturais existentes nos territórios. Estar credenciado é afirmar a identidade e o protagonismo dos Pontos de Cultura. A participação qualifica o evento e reforça a rede cultural tocantinense”, destaca.

Fórum e Teia Estadual Cultura Viva

O Fórum e a Teia Estadual Cultura Viva são espaços de integração, formação, difusão e fortalecimento da Rede Cultura Viva, reunindo representantes de todo o Tocantins para trocas de experiências, debates sobre políticas públicas e articulação de ações conjuntas.

O evento estadual integra a etapa preparatória para a 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura, que será realizada entre 24 e 29 de março de 2026, em Aracruz/ES, com o temaPela Justiça Climática.