Cidades Palmas - TO
Construção coletiva e aprendizado marcam Circuito A voltado à Educação Infantil de Palmas
Mais de 500 educadores da rede municipal de ensino se reúnem para participar da programação
17/10/2025 13h00
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Palmas - TO

Mais de 500 educadores da rede municipal de ensino de Palmas que atuam com a Educação Infantil se reuniram na manhã desta sexta-feira, 17, no auditório da ETI Elizângela Glória, para participar da programação do Circuito A, como o tema ‘O encantamento que emerge das crianças”. A abertura do evento contou com a apresentação musical ‘Flor de Sal’ do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Mundo Feliz.

Promovido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), o evento reúne professores, gestores, coordenadores e supervisores pedagógicos em uma jornada de reflexões e trocas de experiências sobre as práticas educativas voltadas à infância. 

A secretária-executiva pedagógica, Cândida Cecília, reforçou que o Circuito A vai além de um espaço formativo, pois valoriza o olhar sensível dos educadores sobre o processo de aprendizagem das crianças. “O encantamento é o que nos move e nos conecta às crianças. É na escuta, na observação e na vivência cotidiana que nascem as descobertas e o verdadeiro sentido da educação infantil”, disse.

Continua após a publicidade

A palestra da professora doutora em Educação, Mariana Venafre trouxe um olhar mais apurado sobre a infância como território da curiosidade, abordando as implicações para prática docente. “A escola é o laboratório de cidadania. Nela, as crianças aprendem que o conhecimento acontece numa construção coletiva. É ali que elas experimentam, pela primeira vez,  sentido de comunidade, de corresponsabilidade e de pertencimento”, completou.

Durante o encontro, que segue na parte da tarde, os participantes compartilham experiências bem-sucedidas desenvolvidas nas escolas e cmeis da rede.

Texto: Milena Botelho

Edição: Denis Rocha

Educadores da rede municipal de ensino de Palmas que atuam com a Educação Infantil acompanharam atentos a programação do Circuito A - Foto: Júnior Suzuki