O presidente da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), Leandro Costa, cumpriu nesta terça-feira,14, em Brasília, uma série de compromissos reforçando o protagonismo do Maranhão nas pautas de conectividade, sustentabilidade e transformação digital.
O primeiro dos encontros foi no Ministério das Comunicações (MCom), em parceria com a Telebras, e tratou dos detalhes do Projeto Infovia Maranhão, uma iniciativa idealizada pelo Ministério e pela Telebras, que será executada no estado com o apoio da ATI.
O projeto tem como objetivo ampliar a infraestrutura de conectividade no Maranhão, levando internet de alta capacidade para órgãos públicos, escolas, hospitais e comunidades, fortalecendo a inclusão digital e a eficiência dos serviços públicos.
O presidente da ATI marcou presença ainda no lançamento do programa “Sustentabilidade e Inclusão Digital – Pré-COP30”, desenvolvido também pelo Ministério das Comunicações. Durante o evento, foram assinados acordos de cooperação técnica entre o governo Federal, instituições públicas e empresas privadas para o descarte e reaproveitamento sustentável de resíduos eletrônicos. Também foi lançado o Desafio Nacional de Recolhimento de 200 toneladas de resíduos eletrônicos, que prevê transformar equipamentos descartados em computadores recondicionados, para serem doados a escolas públicas, aldeias indígenas, comunidades ribeirinhas e quilombolas.
A ação marca o compromisso do Brasil com a economia verde e a digitalização responsável, em preparação para a COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA).
Com iniciativas como o Infovia Maranhão e a adesão a programas de sustentabilidade tecnológica, o Maranhão consolida seu papel como referência no uso estratégico da tecnologia para o desenvolvimento social e ambiental.
“O Maranhão tem avançado na adoção de políticas de transformação digital que unem inclusão, conectividade e sustentabilidade. Ao participar dessas agendas representativas, nosso Estado reafirma o seu compromisso em colocar a tecnologia a serviço das pessoas e do meio ambiente”, finalizou Leandro Costa.